A prospecção de clientes para um negócio se baseia na ação que é feita pela empresa para que novos clientes conheçam o negócio e se interessem por consumir o produto ou serviço que é oferecido.
Quem possui o seu próprio negócio sabe bem que captar novos clientes é um processo minucioso e que requer investimento, esforço, dedicação e estratégias bem definidas e personalizadas para ajudar nessa questão.
Por isso, quando falamos de prospecção, falamos da ação que é feita pelas marcas para que elas consigam ir atrás dos clientes de forma mais assertiva ou até mesmo fazer com que esses clientes cheguem até a marca.
Definir o estilo de prospecção de uma empresa é essencial para que ela aumente os seus resultados, seja ela uma prestadora de serviços de rastreamento de veiculos ou até mesmo uma marca.
Com o surgimento da era digital e das redes sociais, encontrar e captar clientes se tornou algo ainda mais acessível para os empreendedores, e transformou por completo a forma como eles lidam com a captação de clientes.
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Hoje trabalhamos com dois estilos de prospecção: o outbound e o inbound marketing, ambas muito eficazes em suas propostas, mas que são bem diferentes e que vale a pena estudá-las a fundo para saber qual o melhor para o seu negócio.
Assim como os sistemas e dados de uma empresa precisam de um bom controle de acesso, entender qual o melhor estilo de prospecção de clientes faz toda a diferença para a captação eficiente deles.
Pensando nisso, hoje iremos entender a fundo esses dois tipos de prospecções para que você saiba e entenda qual a melhor para o seu tipo de negócio, respeitando todos os aspectos dele.
Principais estilos de prospecção de clientes
Contamos com dois principais estilos de prospecção de clientes, onde um foca na busca ativa por eles e outro trabalha na construção de um caminho para que os clientes cheguem até a marca. Conheça abaixo cada um deles:
Outbound marketing
O outbound marketing é a prospecção que trabalha com a ação ativa da marca na busca por clientes, seja naqueles que desejam uma consultoria de TI preço acessível ou até mesmo aqueles que precisam de um produto que a sua marca oferece.
Essa presença se caracteriza pela criação de campanhas e divulgações, como comerciais na TV, na rádio, anúncios pagos na internet e os panfletos na rua, que fazem com que a própria marca chame aquele potencial cliente para conhecer o seu produto ou serviço.
Inbound marketing
Já o inbound marketing é aquele que foca na construção de um caminho por parte da marca para que o potencial cliente tome a atitude de entrar em contato com a empresa e demonstrar o seu interesse em adquirir o que você oferece.
Esse tipo de prospecção se caracteriza pela produção de conteúdos na internet, seja através de textos ou vídeos e pela propagação de feedbacks de outros clientes.
Seja sobre o seu projeto cftv ip ou qualquer outro produto, o que incentiva o potencial cliente a entender mais sobre o que você oferece é o que o atrai.
Como escolher o melhor tipo de prospecção?
Conhecendo os dois estilos principais de prospecção de clientes, é normal que um empreendedor se pergunte qual o melhor tipo de prospecção para o seu negócio e como escolher entre as duas.
Bom, a resposta é simples: conheça o seu público! Isso significa que você precisa conhecer o perfil do cliente ideal da sua marca, ou seja, aquela pessoa que tem as características ideais do consumidor do seu produto ou serviço.
Por exemplo, uma marca de câmeras de segurança que possui um público alvo de jovens entre 20 e 25 anos que pesquisam por uma camera de segurança valor acessível nas redes sociais, o inbound marketing seria a melhor opção nesse caso, pois:
- O público está nas redes sociais;
- É uma geração mais nova;
- Estão atentos ao universo digital;
- Consomem pouco conteúdo da TV;
- Não ouvem rádio.
Entender e conhecer bem o seu público é a melhor forma de escolher o tipo ideal de prospecção, pois assim você saberá que eles estarão nos canais de comunicação desse tipo de prospecção e a captação desses clientes será ainda mais simples de acontecer.
Dessa forma você conseguirá atrair cada vez mais clientes qualificados para a sua marca, com interesse em consumir os seus produtos ou serviços e formas cada vez mais otimizadas para melhorar o seu relacionamento com o mercado.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.