Gatinhos fofos

Como aquecer seu gatinho no inverno?

Saiba como manter o seu bichano bem aquecido durante os dias mais frios do ano

O seu gatinho pode até ter uma pelagem bonita, volumosa e sedosa, que aparentemente o mantenha aquecido durante o frio, mas saiba que, em dias mais gelados, só ela não é suficiente. O bichano sente frio e precisa de proteção para que não sofra com as baixas temperaturas e nem fique doente.

Para evitar que isso aconteça, a primeira dica é garantir que o seu gatinho tenha um local coberto para se abrigar, longe da chuva e do vento. Uma boa opção é comprar uma casinha e uma caminha no petshop. Mas, de todo modo, o ideal é que ele fique dentro de casa, ao seu lado.

Outro ponto é observar os detalhes. Provavelmente você já deve ter notado que há dias em que o seu gatinho fica mais encolhido e com os pelos arrepiados, não é mesmo? Esses podem ser indícios de que ele está com frio e precisa ser aquecido.

Nessas situações, o bichano também procura ficar perto dos tutores ou tenta se esconder no guarda-roupas, ficar exposto ao sol ou se aproximar do motor da geladeira, por exemplo, na tentativa de se manter aquecido.

Pensando em tudo isso, neste artigo, reunimos mais dicas para ajudar a manter o seu bichano quentinho no frio. Confira!

Cuide das patinhas do seu gato 

As almofadas das patas dos gatinhos tendem a ficar úmidas facilmente, o que pode causar rachaduras e fazer com que o seu pet sinta dor e desconforto. Por esse motivo, é recomendado usar hidratantes específicos para os felinos.

No entanto, antes de usar o produto, é importante consultar um veterinário para que ele receite o hidratante mais adequado para o seu pet e explique como o produto deve ser aplicado.

Use cobertores, mantas e almofadas

Como o bichano costuma sentir bastante frio no inverno, ele vai precisar de cobertores ou mantas para dormir bem aquecido. Uma boa dica é colocar uma almofada grande com uma manta por cima, dessa forma, seu gatinho ficará bem aquecido. 

Outra opção é colocar um travesseiro dentro de uma caixa de papelão e cobri-lo com um cobertor. Os gatos adoram caixas e costumam aceitar bem uma cama montada desse jeito.

Roupinhas nem sempre são bem aceitas pelos bichanos

Por mais amor e carinho que você tenha pelo seu bichano, roupas de frio para gato podem não ser boas opções. Geralmente, eles não gostam e ficam um pouco estressados ao vestir essas peças.

Além disso, dependendo da roupa que você escolher, poderá até mesmo colocar a vida do seu bichinho em risco, uma vez que eles adoram pular de um local para outro e, quando estão com algum tipo de vestimenta, existe a possibilidade de que o tecido se prenda em algum lugar durante esses pulos e machuque o animal.

Cuidados com gatos idosos no frio

Com o passar dos anos, os bichanos sofrem com um processo de degeneração natural nas articulações (artrose), que é uma doença que se agrava com as baixas temperaturas. 

Por esse motivo, além de aquecer seu gatinho idoso, evite que ele suba em lugares altos. Assim, você diminui as chances de que ele sofra com a dor.

Boa alimentação e vacinas em dia

Por fim, além de todas as dicas mencionadas, é importante lembrar da qualidade da alimentação do seu gatinho e sempre manter a vacinação em dia. Essas ações são fundamentais para que ele se mantenha saudável durante os dias mais frios do ano.

Uma alimentação de boa qualidade ajudará o seu pet a manter o organismo mais equilibrado e pronto para combater possíveis doenças. Além disso, a ração adequada permite que o seu bichano mantenha o peso ideal e uma camada de gordura aceitável, que ajudará bastante a protegê-lo do frio durante o inverno.

Relacionados