Gestão de Pessoas

Como fazer uma boa gestão de pessoas em sua empresa?

Possivelmente, os melhores gestores sabem que a gestão de pessoas é fundamental para o sucesso do seu negócio.

A empresa que tem uma boa gestão de pessoas dificilmente vai mandar um funcionário embora ao constatar que ele tem executado sua função desmotivado.

Para reverter a situação, será realizada uma conversa em que o colaborador poderá divagar sobre suas expectativas e receios em relação à empresa.

A partir de então, avaliando as necessidades e o perfil do colaborador, serão apresentadas maneiras para motivá-lo e deixa-lo mais satisfeito no trabalho.

Assim, tanto o colaborador quanto a empresa saem ganhando.

 

Dicas para uma gestão de pessoas eficiente

Antes de falarmos sobre como promover é preciso entendermos o que é uma gestão de pessoas.

Com foco no capital humano, a gestão de pessoas promove diversas técnicas a fim de administrar o comportamento individual dentro de uma organização.

Dessa maneira, o profissional responsável pelo RH é capaz de conhecer as necessidades de cada funcionário e quais são os aspectos motivacionais que mais o satisfaz.

A fim de auxiliar a você implementar e/ou aperfeiçoar a gestão de pessoas na sua empresa, separamos algumas dicas preciosas:

  • Estipule metas para cada departamento e individuais, assim a pessoa entenderá que os objetivos da empresa são os mesmos que os seus;

 

  • Preze pela transparência na realização dos processos seletivos, deixando claro o que busca para a sua empresa. Assim, é possível encontrar funcionários que estejam alinhados com sua missão e valores;

 

  • Solicite feedbacks individualizados periodicamente, isso o ajudará. à motivar funcionários que não estejam motivados por alguma razão, corrigir erros e, oferecer gestão de modo muito mais humanizado;

 

  • Aposte na meritocracia – reconhecer o esforço dos funcionários que tiveram os resultados desejados, por meio de prêmios, promoções, treinamentos e aumento de salário;

 

  • Adotar softwares de comunicação interna –e para facilitar a comunicação entre funcionários e departamentos, diminuindo o risco de informações equivocadas;

 

  • Utilizar e-mails ou chats para agilizar a comunicação entre os setores, se possível delimitando o prazo para a resposta;

 

  • Não delegue função para alguém que não esteja designada para realiza-la. Se uma tarefa está destinada a pessoa X, não há motivos para passar a informação para a pessoa Y, que se encarregará de transmitir a orientação, porque pode causar erros de comunicação.

 

Você pode gostar de ler esse artigo: 4 Dicas de Como Ganhar Dinheiro com Impressora

 

Analise sua gestão

Baseando-se nas características citadas acima, a que conclusão chegou sobre a atuação da gestão de pessoas na sua empresa, está no caminho certo praticando algumas dessas ações ou nunca levou nada disso em consideração?

Se a sua resposta for positiva, parabéns!

Caso contrário, comece hoje mesmo a aderir gestão de pessoas para conseguir uma atmosfera motivacional o suficiente para alavancar o sucesso de sua empresa.

Afinal, tratar o colaborador como gente, demonstra que o gestor o considera como parte fundamental para o desenvolvimento da empresa.

No momento em que o colaborador entende que a empresa o trata com respeito, possibilidade chances de crescimento e oferece benefícios adequados, passa a sentir-se mais valorizado.

Consequentemente, ficará mais engajado com as propostas da empresa e não medirá esforços para que, juntos, alcancem todos os objetivos.

 

Conclusão

Enfim, conseguir agregar valores a sua empresa por meio da gestão de pessoas é mais fácil do que parece.

Afinal, tratar as pessoas com respeito, oferecer boas condições de trabalho e preocupar-se com seu desenvolvimento e satisfação dentro da empresa não é tão difícil.

A retenção de talentos é um dos fatores determinantes para o sucesso de um bom empreendedor.

Em contrapartida, alto índice de tunover é o principal indicativo de que uma empresa não faz bom uso da gestão de pessoas.

Certamente, se chegou até aqui, tenha entendido a importância da gestão de pessoas, agora é só colocar em prática.

Relacionados