Como um software pode ajudar na sua empresa?

FERRAMENTAS PARA GESTÃO DE PESSOAS

É notável a crescente preocupação das empresas com a gestão de pessoas nos últimos anos.

Ao passo que até o século XX o trabalhador era visto apenas como mão de obra e servia unicamente para atender aos objetivos do empregador.

Na atualidade o colaborador é considerado como um personagem de extrema importância para o desenvolvimento da empresa.

Por esse motivo, as organizações estão a cada dia mais conscientes das mudanças e assim estão atuando de forma mais humanizada a fim de reconhecer e valorizar o trabalho de sua equipe.

Para auxiliar o profissional responsável pela administração do capital humano da empresa, fazer uso das ferramentas de gestão de pessoas é fundamental.

 

Ferramentas para gestão de pessoas: Como aplica-las no dia a dia? Quais benefícios agrega para sua empresa?

 

Um dos principais desafios para gestores ou profissionais de RH é garantir uma gestão de pessoas eficiente.

Para tornar esse desafio possível, esses profissionais devem levar em consideração o desenvolvimento dos seus liderados, propiciar a eles condições de trabalho dignas e ainda apresentar bons resultados para a empresa.

Parece uma tarefa difícil não é mesmo?

Em princípio pode realmente parecer difícil, descomplicar todo esse processo é possível com o uso das ferramentas para gestão de pessoas.

Sendo assim, apresentamos agora algumas dessas ferramentas para que assim possam nortear melhor o seu trabalho.

 

1.    Avaliação do desempenho

O principal objetivo dessa ferramenta é medir o desempenho e produtividade dos colaboradores além de avaliar se entendem com clareza as tarefas propostas se as mesmas são realizadas efetivamente.

A periodicidade com que essa avaliação acontece é estipulada pela empresa, conforme suas necessidades (mensal, semestral ou anualmente).

Como resultado são identificadas as habilidades e também os pontos que eles devem melhorar.

Sendo assim, é possível realizar uma melhor gestão do conhecimento e efetivar as melhorias básicas para o constante desenvolvimento dos colaboradores e dos processos da instituição.

 

2.   Assessment

Esse software de avaliação comportamental permite que o colaborar responda um questionário e por meio do relatório gerado verificam-se suas tendências comportamentais.

Consequentemente é possível avaliar o perfil de cada colaborador e conhecer seus pontos fortes e os pontos fracos e o que fazer para melhorá-los.

 

3.  Avaliação 360º

Como o próprio nome diz, essa avaliação de desempenho permite uma visão mais ampla de cada profissional submetido a essa análise.

Isso porque, além de fazer uma auto avaliação, o profissional é avaliado pelas pessoas que trabalham diretamente com ele, sejam colegas ou superiores.

 

4.  Feedback

Fundamental para a eficácia da gestão de pessoas, o feedback oferece meios de potencializar habilidades, bem como acabar com comportamentos que prejudicam a empresa.

O feedback deve ser aplicado de maneira clara e objetiva, possibilitando ao colaborador uma melhor visão dos pontos que devem ser melhorados.

Além disso, essa ferramenta propicia ao gestor que reconheça a dedicação, desempenho e trabalhos realizados pelos seus colaboradores que são fundamentais para o desenvolvimento da empresa.

 

5.   Pesquisa de clima organizacional

Inegavelmente, o bom clima organizacional é determinante para assegurar a satisfação dos trabalhadores no local em que trabalham.

Para conseguir um clima organizacional eficiente é fundamental uma boa comunicação interna, relacionamentos interpessoais saudáveis, infraestrutura adequada.

A pesquisa de clima organizacional assegura, portanto, que a empresa seja um ambiente que contribua para manter a motivação dos seus colaboradores.

Descubra como fazer uma pesquisa de clima organizacional

 

Conclusão

 

Foi-se o tempo em que os funcionários eram tidos apenas como uma peça que tinha como objetivo gerar lucros a empresa.

Definitivamente, gestão de pessoas passou a colocar o colaborador em um papel de destaque para o desenvolvimento e crescimento da empresa.

Para que isso seja possível é primordial oferecer a ele boas condições de trabalho e buscar meios de mantê-lo sempre motivado.

Finalmente, as ferramentas para gestão de pessoas vêm proporcionar aos gestores avaliarem constantemente em quais aspectos estão agindo de maneira correta e quais são passíveis de melhorias.

Relacionados