Sorriso brilhante

Como o estresse pode estar relacionado a sua saúde bucal

Estudos comprovam que o estresse pode estar relacionado com a saúde bucal, e isso pode ser observado em situações cotidianas, com relativa atenção de profissionais da área de odontologia e o atendimento a pacientes.

Ademais, a vida cotidiana de uma pessoa adulta é repleta de responsabilidades. Por exemplo, durante a procura por soluções para diversos problemas, a qualidade de vida pode ser afetada, bem como as condições dos dentes, de uma maneira específica.

Mesmo em momentos de relaxamento, como assistir a um filme, uma pessoa pode provocar o desgaste dos dentes ou do aparelho invisível.

Entre os efeitos causados pelo estresse, pode-se citar:

  • Roer as unhas;
  • Mordiscar os lábios;
  • Bruxismo;
  • Boca seca.

Aparência estética mexe com a autoestima

Uma pessoa pode não se sentir bem com a aparência estética, e isso levar a um estresse momentâneo, ou ocupar a mente por um longo período.

Se for o caso de um diastema, ou seja, dentes separados, a visita ao consultório odontológico, bem como a percepção sobre a possibilidade de utilizar lente de contato dental pode ser uma solução rápida e eficiente.

O trabalho do dentista é fazer uma avaliação e aplicar lâminas ultrafinas de resina ou porcelana sobre a superfície dos dentes, harmonizando a disposição de maneira ajustada.

Nervosismo pré-vestibular pode levar ao estresse

Pode ser que a vida de adulto não seja tão fácil como todo adolescente pensa, principalmente se ele está passando por um período em que precisa escolher qual profissão seguir e tem um vestibular pela frente.

Os estudos podem levar a problemas de cansaço físico e mental, acarretando em uma alimentação irregular e também no ato de roer as unhas, o que causa problemas no esmalte que cobre os dentes e na gengiva.
Ademais, o uso de aparelho dental invisível é um dos problemas que essa fase carrega como fardo, mas nem é tão ruim assim.

O estresse está em visitar o dentista regularmente, para verificar se está tudo em ordem e o tratamento está funcionando de maneira correta.

Assim, o melhor a fazer é se dedicar aos estudos com afinco, mas também separar um tempo para o tratamento dentário, para o encontro com amigos e para o lazer, como ler um livro ou assistir a um filme.

Tratamento para remoção de manchas e amarelados

Pessoas que fumam ou não possuem uma rotina apropriada para a higienização dos dentes, podem apresentar manchas ou uma cor amarelada por causa do tabaco e da nicotina.

Assim, quando isso se junta ao estresse do dia a dia, a saúde bucal decai consideravelmente.
Para essas pessoas, as clínicas odontológicas oferecem o clareamento dental com produtos e ferramentas apropriadas.

Importante ressaltar que o estresse pode levar as pessoas ao vício do cigarro, o que é ruim e deve ser reavaliado pelo fumante o quanto antes.

Além da saúde bucal, há problemas respiratórios e até mesmo o câncer como um problema muito sério.

Recuperação de dente pode resolver problema

Os problemas relacionados à saúde bucal que têm origem no estresse do dia a dia podem ser contornados de maneiras distintas, sempre com apoio profissional.

Deste modo, encontrar um especialista na área odontológica, que faça implante dentário, ajuda na recuperação do sorriso e da autoestima.

Pode não ser fácil, mas há algumas atitudes que podem ajudar a relaxar, evitar o estresse e manter todos os dentes conservados.

A prática de exercícios físicos e a meditação são saídas que levam às pessoas ao prazer e ao bem-estar. A centralização sobre a saúde do próprio corpo auxilia na busca de autoconhecimento e soluções que podem estar próximas e não estão devidamente claras.

Manter uma vida social ativa, com amigos e familiares, participando de momentos de lazer, também é uma forma de se ver livre do estresse. Passeios em praças e parques públicos podem colocar todos em contato com a natureza, o que é muito necessário.

Conclusão

Mesmo que em algum momento seja necessário buscar sobre valor de um implante dentário, principalmente, por conta de fatores naturais, com as dicas que demos aqui, o estresse poderá ficar mais longe de você da sua saúde.

De qualquer maneira, é preciso evitar ao máximo situações a esse pico e que podem afetar a saúde bucal e mental. Isso ajuda a manter a qualidade de vida e conserva os dentes.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da Networkflow, especializada em materiais para network, empreendedorismo e dicas para a saúde e qualidade de vida.

Relacionados

Quais os melhores óleos essenciais

Quais os melhores óleos essenciais?

Quais os melhores óleos essenciais para a saúde do ser humano. Além de terem um aroma muito característico, esses óleos possuem grandes propriedades terapêuticas. Cada óleo tem suas peculiaridades, por conta disso, cada um deles pode ajudar o ser humano de um modo diferente. Geralmente, os óleos essenciais são muito utilizados em massagens ou em […]