remédios caseiros para infecções da gengiva

10 Remédios Caseiros para Infecções da Gengiva

Remédios Caseiros para Infecções da Gengiva | A gengivite é extremamente comum. 95% de nós sofrerão com isso em algum momento de nossas vidas. Agora quem tem medo do dentista? Aposto que é outra alta porcentagem de você.

Por isso, não é de admirar que procuremos um remédio natural e caseiro para as nossas doenças orais antes de dar o mergulho e irmos para a cirurgia dentária.

Tipos Diferentes de Infecções da Gengiva

Nossa boca é naturalmente cheia de bactérias, e geralmente isso não é problema – elas são do tipo “bom”. 

No entanto, quando temos uma infecção de gengiva, isso significa que as bactérias romperam a superfície e estão povoando a gengiva em si. 

Isso pode ser problemático, pois em casos graves pode entrar no sangue, levando a uma infecção de todo o corpo com risco de vida.

Gengivite e Periodontite

Gengivite é o termo para tecido gengival inflamado geralmente como resultado da formação de placas nos dentes que endurecem para se tornar tártaro. 

Se não for tratada, a gengivite pode se transformar em periodontite – uma condição mais grave que pode causar perda de dentes e retração das gengivas.

Abscessos

Outra maneira que as bactérias podem se manifestar em suas gengivas é formar um abscesso. Um abscesso pode se formar em qualquer parte do corpo, mas é particularmente desconfortável quando ocorre na boca. 

É basicamente um caroço inchado cheio de pus, que novamente tem o potencial de romper a corrente sanguínea se não for tratada.

Os Sintomas das Infecções da Gengiva

Dependendo da infecção da gengiva em questão, os sintomas podem variar ligeiramente. Fique atento aos seguintes sinais de infecção da gengiva:

  • Gengivas vermelhas e inchadas,
  • Sangramento ao escovar,
  • Dor de gengiva ou ternura,
  • Mau gosto na boca,
  • Mal hálito,
  • Pus visível ou fixo na goma,
  • Dentes sensíveis.

Causas da Infecção da Gengiva

A principal causa das doenças da gengiva é a má higiene bucal. Placa se acumula entre a gengiva e dente, eventualmente, infectando a gengiva. 

Ter um dente lascado também é um fator de risco, juntamente com o tabagismo, a predisposição genética, a má alimentação.

10 Remédios Caseiros para Infecções da Gengiva

1) Alho

O alho contém um composto chamado alicina que confere propriedades antimicrobianas. Um estudo no Journal of Medicinal Food testou alicina contra cárie dentária e periodontite.

Verificou-se ser eficaz contra todas as bactérias testadas. Esfregue um dente de alho (benefícios do alho para a saúde) e misture com o mesmo volume de mel ou óleo de coco para formar uma pasta.  Deixe descansar por alguns minutos e depois aplique nas gengivas.

2) Óleo de Cravo

Meu farmacêutico recomendou óleo de cravo quando eu tive dor de dente há alguns anos para que eu possa atestar a sua eficácia.

Tem propriedades anti-fúngicas, anti-sépticas, bactericidas e analgésicas. Também pode aliviar a inflamação.

Depois de escovar os dentes, massageie suas gengivas suavemente com óleo de cravo. Repita duas vezes ao dia até resolver.

3) Óleo de Hortelã-pimenta

A hortelã-pimenta é outro óleo essencial com propriedades anti-sépticas e anti-inflamatórias. Também tem um efeito de resfriamento como resultado de seu conteúdo de mentol. 

Aplique o óleo de hortelã-pimenta nas gengivas inflamadas da mesma forma que o óleo de cravo nº 5 acima, (veja uma ótima receita que inclui hortelã).

4) Solução de Água Salgada

A água salgada mata as bactérias sugando todo o líquido de suas células e estourando-as. Não é uma imagem bonita, mas isso é exatamente o que queremos quando se trata de combater a infecção da gengiva.  Ele também pode extrair fluido de suas gengivas para reduzir o inchaço.

Dissolva 1 colher de chá de sal em ½ xícara de água morna. Lave a boca completamente com a solução por cerca de um minuto.  Repita várias vezes ao dia até que seja resolvido.

5) Chá Preto

O chá preto, em particular, contém altos níveis de ácido tânico, que combatem a dor e a inflamação. Também contém antioxidantes que podem ser úteis para a infecção.

Coloque um saquinho de chá em água quente por 10 minutos e deixe esfriar. 

Coloque o saquinho de chá na área afetada por cinco minutos. Repita várias vezes ao dia até que seja resolvido.

6) Pasta de Cúrcuma

Açafrão é uma especiaria usada na medicina asiática e do Oriente Médio por centenas de anos. O constituinte ativo é a curcumina, que possui propriedades antimicrobianas e antiinflamatórias.

O Journal of Natural Science, Biologia e Medicina sugere fazer uma pasta feita a partir de 1 colher de chá de açafrão com ½ colher de chá de sal e ½ colher de chá de óleo de mostarda para gengivite e periodontite.  Você deve esfregar seus dentes e gengivas com esta pasta duas vezes ao dia.

7) Aloe Vera (babosa)

Aloe vera tem um efeito refrescante e calmante na pele e nas gengivas. O Jornal da Sociedade Indiana de Periodontologia concluiu que o aloe vera pode ser usado para gengivite. 

Você pode comprar suco de aloe vera simples para este fim ou aplicar gel de aloe vera (veja os incríveis benefícios do aloe vera) diretamente para as gengivas.

8) Peróxido de Hidrogênio

O peróxido de hidrogênio é comumente usado para clarear os dentes, mas você sabia que também é um forte antimicrobiano? Certifique-se de usar a solução de 3%, não a altamente concentrada.

Misture o peróxido de hidrogênio com uma quantidade igual de água. Lave sua boca com isto, então cuspa fora. 

Repita algumas vezes por semana, não mais do que isso, pois pode causar irritação. Também se certifique de nunca o engolir.

9) Mel de Manuka

O mel de Manuka é uma variedade especial de mel da Nova Zelândia. Tem propriedades antibacterianas e curativas potentes, respaldadas por evidências científicas.

Um estudo no Jornal da Academia Internacional de Periodontologia descobriu que o mel de Manuka poderia ser usado para reduzir a placa bacteriana e o sangramento gengival. 

Aplique o mel diretamente em suas gengivas, mas evite ficar muito em seus dentes, pois é rico em açúcar.

10) Suco de Cranberry

Suco de cranberry é rico em vitamina C, que pode ajudar a combater a infecção. Também ajuda a impedir que as bactérias adiram aos seus dentes. 

Um estudo no Journal of Periodontology relacionou baixa vitamina C com taxas mais altas de doença periodontal. Beba um pequeno copo de suco de cranberry por dia para colher os benefícios.

Alguns Cuidados

As opções acima são ótimos remédios caseiros para infecções da gengiva ou enquanto se aguarda alguns dias para uma consulta odontológica. 

No entanto, se os seus sintomas não melhorarem depois de alguns dias ou piorarem, você deve consultar seu dentista imediatamente.

Se você suspeitar que tem um abscesso na gengiva, não tente tratá-lo sozinho, pois ele pode se espalhar facilmente pela corrente sanguínea, o que pode ser fatal.  O dentista provavelmente irá drenar o abscesso e dar-lhe antibióticos para limpar a infecção.

Gostou? Confira nosso último artigo sobre curas naturais para ressaca.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

dois × quatro =

Relacionados