Decoração casa no estilo moderno: Tudo que precisa saber

Construir ou comprar a casa própria é um dos maiores desejos dos brasileiros e sendo com uma decoração em estilo moderno, melhor ainda. Para as pessoas que querem realizar esse sonho, as casas com designer moderno sempre surgem como uma boa opção, pois essas casas combinam a praticidade e o estilo, elas também são bem mais adequadas com o modo de vida atual. A decoração é o espelho do estilo, do modo de se relacionar e do desejo de quem mora ali.

Para que essa imagem seja positiva e marcante, a atenção com a decoração em estilo moderno da casa é algo muito fundamental, pois a aparência do exterior é a grande responsável pela primeira impressão que as pessoas têm de qualquer um ambiente. As pessoas devem levar em consideração várias coisas para que o impacto que essa aparência irá gerar seja o desejado.

 

O estilo modernista ou moderno é uma referência a uma tendência na arquitetura e na arte que nasceu no começo do século XX. Diferente do que as pessoas pensam, esse estilo moderno não necessariamente precisa ser feito somente por móveis e objetos com design futurista. Esse é um tipo de decoração muito usada nos projetos de casas por se tratar de um estilo simples e prático e que oferece uma atmosfera bem limpa para os ambientes.

Decoração e fachada da casa no estilo moderno 2
Decoração estilo Moderno

(Imagem retirada do site: Westwing)

Esse estilo foi criado como um contraponto para o estilo que era usado no século XIX, o lema do estilo moderno é a frase “a forma segue a função”, essa frase foi dita por um arquiteto norte-americano muito famoso chamado Louis Sullivan. Um dos princípios primordiais no interior do estilo moderno é a funcionalidade, pois quase não existe espaço para acessórios decorativos em excesso. Veja algumas dicas para que você consiga decorar a sua casa com bastante personalidade e com as melhores coisas que há no estilo moderno.

 

Decoração e fachada da casa no estilo moderno 1
Decoração e fachada da casa no estilo moderno 1

(Imagem retirada do site: Westwing)

Quais são os diferenciais e as características das casas modernas?

O estilo moderno combina a praticidade e o estilo, vai desde o layout até o acabamento, esses ambientes são totalmente pensados para deixar a vida dos seus futuros moradores bem mais funcional e agradável. Os principais elementos das casas modernas com o decoração em estilo moderno de decoração  são:

Fachadas retas e limpas

O primeiro elemento é um dos mais visíveis. A arquitetura moderna foca nas formas geométricas básicas nos seus designers. São marcas do estilo o uso dos materiais como concreto, vidro e aço e a ausência do uso de ornamentos.

Parte da frente da casa aberta

É bem comum nos bairros planejados e condomínios, por causa da garantia de segurança, pois por conta da frente aberta as pessoas podem ter uma visão bem mais privilegiada e livre, tanto da pessoa que está dentro da casa quanto das que estão na rua. Além disso, os muros não são nada agradáveis esteticamente falando e trazem a sensação de diminuição do espaço externo e de sufocamento.

A cobertura é aproveitada

Inicialmente proposto pelo artista Le Corbusier, uma das maiores tendências das casas modernas é o “Terraço Jardim”, que trata-se do aproveitamento da cobertura como forma ecológica feita para compensar todos os locais verdes que foram perdidos com as construções dos prédios nas cidades. Possuir uma cobertura verde traz para os moradores o uso do espaço feito de forma muito efetiva, onde antes não havia nada, agora há um espaço totalmente verde, e com isso é construído mais uma área de interação e convivência com a natureza, e além de tudo isso, ainda contribui bastante com o planeta.

Superfícies texturizadas

Já que os ornamentos não são tão usados nesse estilo, as texturas conseguiram ganhar o seu espaço. Seja internamente ou externamente, materiais como concreto, madeira, aço e vidro servem como um ótimo elemento estético e melhoram muito a composição do ambiente. Esses elementos trazem mais estilo próprio e personalidade nas construções.

Luz natural do ambiente muito abundante

Essa característica tanto é uma consequência quanto uma característica das grandes janelas de vidro nas fachadas, com isso o espaço vai receber uma grande quantidade de luz natural e vão ser bem ventilados.

Espaços integrados nos estilo moderno

Essa é uma das características mais comuns nas casas modernas. Uma forma nova de fazer a organização do espaço já é uma coisa possível devido às novas técnicas de construção, se transformando em um elemento de bem-estar e estilístico muito importante. Ao integrar varanda, sala e cozinha por exemplo, vai ser criado um local de convivência maior, funcional e acolhedor.

Sala com o pé direito mais alto

É bem normal que as salas principais das casas modernas e projetos arquitetônicos possuam um pé direito mais alto com o objetivo de integrar o segundo e primeiro andar através de um mezanino. Junto com painéis grandes de vidro nos dois andares, para trazer luz natural e uma aparência de amplitude para o espaço.

Divisórias criativas

Ainda há divisões mesmo nos locais integrados. No entanto, essas divisões são mais criativas e sutis e podem ser usadas em projetos de design de interiores. Um dos exemplos mais comuns é o uso de bancadas ou bar para conseguir separar a sala da cozinha, mas um desnível, móveis, painéis e até vasos de plantas poderão ser usados para conseguir dividir os ambientes.

Estilo eclético

É muito comum nas decorações e projetos de casas que sejam mesclados mais de um estilo, seja nos objetos decorativos ou nos móveis. Vários artistas usam essa estratégia para trazer um tom bem mais pessoal para o ambiente.

Como fazer a criação de uma “Máquina de Morar” e estilo moderno

O renomado designer e arquiteto do estilo moderno, o artista Le Corbusier, uma vez falou “a casa é uma máquina de morar”. Com isso ele declarou o seu fascínio modernista com a busca pelo máximo de funcionalidades e pela tecnologia.

Você poderá criar a sua própria “máquina de morar’ e o seu projeto de interiores de forma bem fácil segundo algumas dicas do estilo moderno:

  • Linhas perpendiculares, paralelas ou retas poderão ser usadas como decoração, além de servirem também como uma base para fazer a organização do ambiente colocando os seus móveis em uma linha imaginária, você vai conseguir criar uma certa impressão de harmonia e ordem geométrica do estilo moderno.
  • O aço inoxidável cromado é um dos materiais preferidos dos artistas e designers modernos. Mesas de centro e mesas de jantar feitas com aço inoxidável, sofás, poltronas e cadeiras com pés e estruturas cromadas são logo associadas ao estilo moderno.
  • O minimalismo moderno, pois ele serve para retirar os acessórios e ornamentações em excesso. Para um projeto de um ambiente moderno vão se encaixar muito bem as prateleiras embutidas na parede e os armários, com isso você vai poder esconder miudezas e bugigangas que são totalmente desnecessárias para o novo estilo da casa.
  • As cores dominantes em um ambiente que possua um estilo moderno são principalmente o branco e o preto, além de outros tons como bege, marrom e cinza. Todas as cores têm que ser escolhidas juntamente com as cores primárias que são azul, vermelho e amarelo.
  • O espaço faz um papel muito importante no estilo moderno dos ambientes. Uma cozinha, combinada com uma sala de jantar e uma sala de estar é uma opção perfeita. Em cômodos grandes é sempre bom limitar a quantidade de móveis para deixar mais espaço livre.

Conclusão

A imponência da decoração moderna fachada provavelmente é o seu principal elemento diferencial.

Por isso, tem  sido cada vez mais usados pelas  pessoas que  querem se sentirem atualizadas.

Entretanto, para garantir a qualidade e beleza  disso tudo que falamos, o ideal é contratar um profissional com larga experiência com projetos nesse estilo.

Sendo assim, antes de tomar essa  decorar a sua casa, siga as dicas listadas aqui e boa obra!

 

Relacionados

estantes na decoração da sala

Dicas para usar estantes de decoração em seu apartamento

Dicas para usar estantes de decoração em seu apartamento As estantes na decoração e claro  usadas, para decorar apartamento podem ser usadas para diversos fins, como guardar peças compradas, ganhadas ou herdadas, expor objetos de forma adequada, ter um ambiente arrumado. Além disso, as estantes para decorar apartamento conseguem deixar o ambiente aconchegante, convidativo, organizado, […]

Espaço de lazer

O que é mais resistente: policarbonato ou acrílico?

Ao procurar por materiais para compor projetos, as pessoas se deparam com duas principais opções: o policarbonato e o acrílico. Ambas alternativas podem ser usadas em coberturas, itens de comunicação visual, visores náuticos, equipamentos de proteção, telhados e muito mais.  São materiais resistentes, bonitos, fortes e rígidos – muitas vezes são até confundidos pela similaridade […]