8 dicas para estudar sozinho em casa e ter sucesso

Ainda que exija foco e disciplina, estudar sozinho em casa pode ter bons resultados graças à adoção de técnicas simples

Estudar em casa, na escola ou no cursinho… eis a questão! Para muita gente, estudar sozinho é desafiador por exigir disciplina e foco. Por outro lado, não concentra as distrações comuns do ambiente escolar que comprometem a atenção. Confira algumas dicas para estudar sozinho e obter bons resultados. 

Você conhece uma técnica chamada study alone? Trata-se de um método que orienta a estudar sozinho. O objetivo é desenvolver habilidades intelectuais com base na contemplação, assimilação, ordem e, sobretudo, foco na atenção.

Sendo assim, o aprendizado individual traz benefícios que vão além de estabelecer sua própria rotina. Com as dicas para estudar sozinho , você poderá desenvolver as técnicas que melhor lhe convenham e, assim, atingir um bom desempenho. 

8 dicas para estudar sozinho em casa 

Verdade seja dita, é preciso aprender a estudar sozinho por uma série de fatores. Um deles é justamente a necessidade de reforçar aquele conteúdo aprendido na escola ou cursinho. Quer aprender mais nos estudos por conta própria? Confira nossas dicas! 

Escolha seu cantinho de estudos 

Nossa primeira dica para estudar sozinho em casa é escolher um local para isso. Porém, esse espaço deve ser fixo para dar a sensação de regularidade. O ideal é que seu cantinho de estudos:

  • seja bem iluminado 
  • tenha uma mesa e cadeira confortáveis
  • seja silencioso e tranquilo 
  • não tenha circulação de pessoas

Não deixe de manter esse ambiente sempre organizado, o que, inclusive, ajuda a gerir seu tempo de estudos.  

Monte um cronograma de estudos

Falando em tempo, crie um cronograma com o tempo dedicado a cada uma das disciplinas. Uma dica é organizar as matérias por temas e, em seguida, subtemas para ter tempo hábil de estudar e revisar o conteúdo.  

Selecione um horário fixo para começar e terminar a aula. Nesse intervalo, separe o tempo dedicado a cada disciplina, bem como os dias da semana destinados às respectivas matérias. Isso vai te ajudar a visualizar sua rotina de forma mais clara. 

Defina metas periódicas

A motivação é a palavra-chave para atingir bons resultados nos estudos. Logo, sugerimos, para estudar sozinho em casa, definir metas periódicas realistas. Por exemplo, ler 50 páginas de um livro ou resolver dez exercícios por dia. 

Outra vantagem dessa listagem de metas é não se esgotar ao tentar abraçar o mundo. Assim, evita consequências nocivas para os estudos, como frustração e estresse. 

Organize o material adequado

Da mesma forma que precisa manter seu espaço organizado, ordene o seu material. Deixe os cadernos, blocos de notas, papéis, canetas e lápis em seus devidos lugares. Salve os arquivos online em pastas por assunto, de preferência, na nuvem para não arriscar perder.  

Use diferentes metodologias 

Também funciona dar uma variada nos seus métodos de estudo, sabia? Há um universo de técnicas e possibilidades facilmente empregadas para fixar o conteúdo. Só para exemplificar, temos: 

  1. fluxogramas 
  2. gráficos 
  3. resumos 
  4. tomar notas  
  5. simulados

Você pode usar mais de uma técnica para a mesma matéria, contemplando o conteúdo de maneiras diferentes. Além disso, ajuda a identificar de que jeito se aprende melhor ao facilitar a absorção das informações.  

Elimine distrações

Um dos maiores desafios de estudar por conta própria é manter o foco. Por isso, uma de nossas dicas para estudar sozinho é deixar o celular de lado ou ignorar as notificações das redes sociais. São armadilhas que fazem perder um tempo valioso!

Aliás, essa é uma das vantagens de escolher um espaço fixo, sem ruídos, para estudar. Deste modo, também não se distrai com televisão, música ou conversando com alguém.  

Faça pausas

Lembra do cronograma de estudos que orientamos a fazer? Nele, inclua pausas regulares para que a mente se recupere após longas horas de estudo. Caso contrário, nada do conteúdo será absorvido, impactando na sua produtividade.

Existe uma técnica, chamada Pomodoro, que consiste em fazer pausas de cinco minutos a cada 25 de estudo intenso. Após quatro ciclos, você pode descansar por 30 minutos. 

Deixe um tempo para o lazer

Por fim, encerrando nossas dicas para estudar sozinho, incentivamos um momento para o ócio. Não deixe de sair com os amigos, almoçar com a família, assistir a um filme ou aquele episódio da sua série favorita. Estas pausas são importantes para repor as energias e até render melhor! Mais um item para você inserir no seu cronograma semanal de estudos.  

Sim, foco e dedicação são chaves para conseguir bons resultados nos estudos por conta própria. Entretanto, com algumas dicas para estudar sozinho, como deixar um cantinho organizado de estudos, montar um cronograma e definir metas cabíveis, a produtividade será a mesma, ou até melhor, do que estudando em ambiente escolar.