Dicas para melhorar a logística de lojas de roupas

Quem possui uma loja de roupas sabe que é essencial manter os produtos em bom estado e garantir uma entrega rápida. Veja algumas dicas para melhorar a sua cadeia logística!

A logística é uma área estratégica para qualquer negócio. Ela é responsável por controlar todas as operações de estoque e armazenamento, realizar a compra de itens necessários e planejar toda a movimentação dos produtos (desde a fábrica, passando pelo centro de distribuição e chegando até o cliente final). Alguns dos principais objetivos da logística é garantir que os produtos permaneçam em ótimo estado e sejam entregues no local e data estabelecidos.

Com a popularização do comércio digital nos últimos anos, a logística assumiu uma importância ainda mais relevante. A entrega rápida se tornou um diferencial determinante para que os consumidores escolham comprar em uma loja em detrimento de outra.

As lojas de roupas precisam de alguns cuidados para garantir que produtos delicados, como peças de tecidos finos e produtos infantis (como calça para bebê), cheguem em ótimo estado até os consumidores. Veja algumas dicas essenciais para melhorar a logística desse tipo de estabelecimento comercial!

 

Entrega rápida

O cliente pode ter tido uma ótima experiência de compra, mas se a entrega atrasar ou se o produto chegar danificado, ele terá uma impressão negativa da empresa e dificilmente voltará a comprar com ela.

No mercado de moda, a entrega rápida é ainda mais importante, pensando em ocasiões especiais — uma formatura ou um casamento, por exemplo. Por isso, é essencial ter um menu de frete otimizado, apresentando de forma clara e simples ao consumidor as opções de entrega, datas e valores. 

Se a sua empresa tercerizar a entrega, é fundamental estar sempre em contato com quem presta esse serviço e monitorar os resultados. Por fim, é necessário criar planos alternativos em casos de problemas comuns durante a entrega, como trânsito intenso e más condições da estrada.

 

Troca facilitada

Nenhum cliente gosta de demorar muito tempo e enfrentar várias burocracias. Especialmente quando compra uma peça de roupa pela internet, é comum que ele precise trocá-la, pois não pode experimentá-la em seu corpo. Isso é ainda mais evidente nas festas de fim de ano, quando muitas pessoas ganham roupas de presente e precisam trocar a peça.

Algumas formas de agilizar a troca de produtos é preparar os atendentes para enfatizar a necessidade de guardar a nota fiscal e manter a etiqueta no produto. Além disso, a política de troca deve ser fácil de ser encontrada (na loja física e virtual), com linguagem simples e acessível.

 

Softwares de gestão

A tecnologia é uma aliada fundamental em todos os processos de uma empresa, sobretudo na logística. Existem diversos softwares de gestão que ajudam a otimizar o processo de organização das lojas e a manter um controle mais exato sobre cada etapa logística.

Esses softwares permitem monitorar de forma remota o estoque da sua rede, atualizar a saúde e a chegada de novos itens em tempo real, e o melhor: compartilhar essa informação com todos os funcionários que trabalham na logística.

Esse setor deve ter metas bem definidas e detectar problemas rapidamente para impedir que haja falta de controle de estoque e que as entregas sejam feitas com segurança e rapidez.

Por fim, é essencial que a empresa mantenha uma boa comunicação com os clientes e seja aberta a feedbacks. Só a partir deles será possível melhorar a qualidade da logística e dos produtos como um todo. 

Ao coletar as reclamações e sugestões, a empresa deve reunir as informações e criar estratégias para solucionar os problemas apontados. Nenhum cliente compra em uma loja de forma recorrente ao ter problemas parecidos em cada uma de suas compras.