Toalha de banho

5 dicas para otimizar espaço na hora de armazenar toalhas

Organizar espaços nem sempre é muito fácil, principalmente quando o espaço é pequeno e existe a necessidade de otimização e praticidade. Algumas vezes tentamos deixar tudo o mais organizado possível, mas nem sempre os armários e closets ficam do jeito que imaginamos.

Quando isso acontece a frustração chega e a desistência de deixar tudo organizado também. E por mais que isso ocorra de forma mais corriqueira com roupas e sapatos, é possível afirmar que a maior dificuldade de organização é no armário de toalhas

A maioria das pessoas costuma deixar todas as toalhas guardadas juntas, toalhas de banho, toalhas de rosto, toalhas de mesa e isso faz com que seja ainda mais difícil conseguir manter a organização. Mas será que guardar todas as toalhas juntas é realmente a melhor maneira de armazená-las?

Veja neste artigo um pouco mais sobre a organização de toalhas e conheça algumas dicas de ouro que irão te ajudar a mantê-las sempre organizadas e em ordem.

Tipos de toalhas

Antes de mais nada, é preciso conhecer os tipos de toalhas que existem, visto que muitas pessoas pensam que existem apenas toalhas de banho, de rosto e de mesa. Mas a verdade é que existem 6 tipos de toalhas que todo mundo precisa ter em casa que são extremamente necessárias no dia a dia. Veja agora quais são esses tipos:

  • Toalha de banho: são as mais comuns e podem ser encontradas em 2 tamanhos diferentes, a comum e a banhão, que é maior e garante maior conforto;
  • Toalha de rosto: possui tamanho menor do que a toalha de banho e geralmente faz conjunto com ela;
  • Toalha de mão: esse é o tipo de toalha indicado apenas para o lavabo pois é bem pequena e serve apenas para limpar as mãos;
  • Toalha de piso (toalha de pés): a toalha de piso serve como um mini tapete e é sempre utilizada após o banho, para servir de apoio para os pés;
  • Toalha de praia: esta é bem maior e muito mais grossa do que as toalhas convencionais, e podem ser utilizadas tanto em praias quanto em piscinas;
  • Toalha de mesa: esta toalha é única e exclusiva para mesas e pode ser utilizada para proteger ou para decorar mesas de jantares.

Conhecer os mais variados tipos de toalhas que existem e entender que cada uma delas têm uma função diferente ajuda muito no momento da organização, isso porque é preciso ter em mente que elas sempre devem ser guardadas separadas por tipo e função.

Dicas para otimizar espaço na hora de armazenar toalhas

Agora que você já conhece quais são todos os tipos de toalhas que são essenciais em uma casa, veja abaixo algumas dicas que irão te ajudar a manter todas elas sempre organizadas da maneira correta.

Armazene-as próximo de onde serão utilizadas

Muitas pessoas têm o costume de guardar todas as toalhas no quarto, no banheiro, na cozinha ou em algum armário. O ideal, é guardá-las separadamente próximas ao lugar onde serão utilizadas. Além de otimizar espaço, a praticidade será muito maior na hora de pegá-las e as chances da umidade se concentrar em um único lugar diminuem muito.

Separe as toalhas das demais peças de roupas

Guardar toalhas e peças de roupas juntas é um hábito que também é bastante comum, mas que não é nenhum pouco indicado. Todas as toalhas devem sempre ficar separadas de roupas e de qualquer outra peça. 

Essa separação torna muito mais fácil o acesso às toalhas e as roupas também, pois ajuda a evitar a desorganização na hora de procurar uma peça de roupa específica ou uma determinada toalha.

Cada um com suas toalhas

Tanto as toalhas de banho, quanto as toalhas de rosto e de pés jamais devem ser compartilhadas. Se você não mora sozinho, cada morador deve ter 4 jogos de toalha para si, e todas elas devem ser distinguidas de alguma forma, seja pela cor, pela textura ou por algum bordado específico. 

Mas essa separação de toalhas não deve ser feita apenas no banheiro, na hora de armazenar o ideal é que cada morador da casa guarde suas toalhas em seu próprio espaço.

Dobre ou enrole-as

Algumas pessoas preferem enrolar, outras preferem dobrar, mas qual é o certo? Não existe uma regra, mas como o objetivo é a praticidade e a otimização do espaço, o indicado é que todas as toalhas sejam enroladas.

Além disso, guarde sempre as recém lavadas por cima e as outras por baixo, para quando você for trocar o jogo de toalhas, possa pegar as que já estão guardadas a mais tempo.

Guarde por jogos

Por último, guarde sempre as toalhas por jogo, para que não se percam e para que o acesso seja ainda mais simples. Enrole as toalhas de rosto junto com as de banho, guarde a toalha de pés separada, e deixe as toalhas de mesa sempre na cozinha.

Relacionados

Toalha quente na barba

4 Dicas para lotar a agenda de barbearias

Para as pessoas que exercem seu ofício como barbeiro, a oportunidade de lotar a agenda de barbearias pode parecer difícil, quando analisada num primeiro momento. Porém, através de alguns passos simples, é possível você tornar seus serviços concorridos entre os clientes e manter a qualidade profissional. Por isso, se você ficou curioso sobre o tema, […]