Emissão de poluentes

Emissão de poluentes por veículos automotores

Para cumprir sua promessa de combater o aquecimento global, o Meio Ambiente e Mudanças Climáticas do Canadá anunciou novos regulamentos de poluição de carbono para veículos pesados   em junho de 2018.

 

Visto que esses regulamentos entraram em vigor no início de 2020 e se tornarão cada vez mais rígidos nos próximos anos, por que não dar uma olhada neles?

 

Emissões atuais de carbono de veículos pesados no Canadá

Todos os veículos pesados  que operam no Canadá, a maioria movidos a diesel, emitem atualmente quase tanto carbono quanto as usinas termelétricas a carvão. Seu uso aumentou significativamente desde 1990 e a poluição produzida por esse tipo de veículo quase triplicou em 30 anos.

Emissão de poluentes
GNC

O governo canadense, portanto, teve que tomar medidas para reverter essa tendência e desenvolver uma nova legislação sobre as emissões de gases de efeito estufa de veículos pesados.

 

Veja também: Criação de Loja Virtual de Produtos de Informática

 

Uma regulamentação que limita as emissões de CO 2

 

O novo regulamento introduz padrões mais rígidos para modelos de veículos e motores pesados  do ano 2021 e está definido para ficar progressivamente mais rígido até 2027. 

 

Esses padrões estabelecem um valor máximo para emissões de CO 2 em gramas por milha que deve ser respeitado ou penalidades podem ser enfrentadas . Os valores variam dependendo do tipo de veículo pesado , sua finalidade e seu motor.

 

O objetivo desses padrões é melhorar a economia geral de combustível do caminhão e reduzir os GEEs. Espera-se que eles reduzam a poluição de carbono em cerca de 6 milhões de toneladas por ano até 2030. Se essa meta for alcançada, será equivalente a remover cerca de 1,5 milhão de carros das estradas anualmente.

 

Ao reduzir as emissões de ônibus escolares, tratores rodoviários e reboques, caminhões comerciais , vans de entrega e vans pesadas, esses regulamentos também ajudarão o Canadá a cumprir suas obrigações sob o Acordo de Paris .

 

Estimular o desenvolvimento de combustíveis alternativos com padrões mais rígidos

 

Os novos regulamentos de poluição de carbono para serviços pesados  do Canadá são projetados para promover inovação e flexibilidade para que o setor de transporte possa escolher as opções de conformidade mais econômicas.

 

Por exemplo, os fabricantes de veículos pesados  terão a flexibilidade de selecionar tecnologias limpas que irão diminuir o consumo de combustível de seus modelos e reduzir as emissões e custos operacionais.

 

Isso pode levar vários fabricantes a oferecer mais motores compatíveis com combustíveis mais limpos, como o gás natural veicular (GNV) , que tem uma pegada de carbono muito menor do que o diesel. O governo mencionou sua intenção de promover tecnologias limpas com as novas regulamentações.

 

Efeitos positivos para empresas de transporte

 

A nova regulamentação também reduzirá os custos associados ao transporte de mercadorias por caminhão no Canadá, ajudando na competitividade do setor de transporte.

 

Por exemplo, permitirá aos proprietários de novos veículos pesados   economizar cerca de US $ 1,7 bilhão anualmente em custos de combustível até 2030, reduzindo, portanto, seus custos operacionais.

 

Muitos setores enxergam a nova legislação sob uma luz positiva

Em conclusão, pode levar alguns anos para avaliar a eficácia desta nova regulamentação sobre a poluição de carbono de veículos pesados. No entanto, é certamente um passo na direção certa do ponto de vista ambiental.

 

Acreditamos firmemente que o futuro do transporte requer ações que promovam energia limpa. Se você compartilha desse ponto de vista e quer reduzir sua dependência de veículos e combustíveis poluentes.

Relacionados