Entenda quais são os investimentos mais rentáveis e como fazê-los

Existem inúmeros tipos de investimentos que uma pessoa pode fazer. O perfil investidor das pessoas costuma pesar bastante na hora de escolher o investimento ideal.

Por isso, resolvemos explicar as características dos investimentos que proporcionam maior rentabilidade, e quais são os melhores produtos nesse segmento.

É arriscado investimentos de maior rentabilidade?

Para se entender a lógica que envolve os riscos associados a algum investimento, não tem maiores segredos. Então, a regra, para informar de uma forma bem sucinta e resumida, é a seguinte: quanto mais arriscado um investimento, maior é a chance, se tudo der certo, de conseguir ganhar um bom dinheiro nele.

Vale a pena fazer esse tipo de investimento?

Investir em ativos que possam proporcionar maiores rendimentos vale a pena sim. Como dissemos, são ativos com riscos um pouco maiores, e por isso, deve-se estar bastante atento com o contexto que envolve o investimento. 

No momento de investir, todos os riscos envolvidos devem ser observados e calculados. Investir conscientemente irá fazer com que você aumente suas chances de aumentar seus rendimentos, sem que sofra maiores dor de cabeça.

Quais são os fatores que influenciam na rentabilidade de um investimento?

Os fatores influenciadores na rentabilidade permitem medir o retorno de dinheiro feito no investimento. São diversos os fatores, mas separamos para você os principais:

  • Liquidez: mede capacidade de converter capital investido em dinheiro.
  • Riscos: quanto mais alto, maior será a chance de obter bons lucros.
  • Imposto de renda: a obrigatoriedade de pagamento desse imposto sobre alguns investimentos influencia a rentabilidade final.
  • Inflação: influencia no momento do resgate, por isso, deve-se fazer os cálculos de desconto.
  • Mercado volátil: a volatilidade do mercado influencia o  comportamento dos índices de mercado, que ora podem estar baixos, ora podem ser baixos. 

Investimentos mais rentáveis e como fazê-los

Agora que você conhece as características e principais fatores que podem influenciar um investimento, chegou a hora de apresentar algumas das melhores opções atualmente.

Bitcoin

O Bitcoin foi a primeira criptomoeda criada no mundo. E essa moeda digital possui como principal característica o fato de ser de alcance mundial. Além disso, o Bitcoin é uma moeda descentralizada. Isso significa que não sofre interferência de nenhum governo.

Para se ganhar dinheiro investindo no Bitcoin, você deve primeiro comprar a moeda. O lucro vem com a (possível) valorização da moeda, no momento da venda. 

Ou seja, a possibilidade de se ter lucro nesse investimento está na diferença entre o valor no momento da compra e o valor quando ela é vendida. E esse valor será diretamente influenciado pela lei de oferta e demanda.

Ativos de proteção

Primeiramente, investir em ativos de proteção significa manter a estabilidade do seu capital investido ao longo do tempo.

A principal característica presente nesse tipo de investimento é a Covariância Negativa. Isso significa que é preciso ter ativos que, enquanto um cai o seu preço, o outro deve estar subindo. 

Os principais produtos para se investir em ativos de proteção são o ouro, o dólar e o euro. Como esses produtos se valorizam em momentos de crise, eles compensam o risco pelos outros produtos que se valorizam somente quando a economia está bem.

Ouro

Como dito anteriormente, o ouro se valoriza em momentos de incerteza econômica. Por isso, esse pode ser considerado como o principal ativo de proteção.

Assim, para se investir em ouro, a maneira mais simples é adquirir algumas cotas de mineradoras que trabalham com essa commodity. Esse é um investimento para o longo prazo.

Por isso, o recomendável é que até 5% dos investimentos totais se apliquem ao ouro. A desvantagem desse tipo de investimento é o custo elevado que pode ter.

Euro

Assim como o ouro, o euro também é considerado um ativo de proteção. E, assim como o ouro, é um tipo de investimento para o longo prazo.

Existem duas maneiras de se investir em euro. A primeira delas é o investimento que passa pelos fundos internacionais. Essa modalidade é coletiva, e o investimento é feito ao se adquirir cotas de participação. O dinheiro arrecadado pode ser investido em títulos, ações, derivativos ou cotas de outros fundos.

Por outro lado, o outro modo de se investir em euro é voltado especificamente aos aportes diretos na compra da moeda. Assim, o lucro vem com a alta da moeda, que acontece, como já mencionado, em momentos de incerteza econômica. Mas atenção, que para essa modalidade de investimentos, os riscos são mais elevados.

Fundos

Por fim, a modalidade de investimento em fundos é feita de forma coletiva. Para isso, reúne-se pessoas com os mesmos interesses e objetivos. E cada uma delas investe seu dinheiro comprando cotas.

Desse modo, o lucro virá com a soma do capital de cada investidor, quando investidos no mercado financeiro. As três grandes vantagens para esse tipo de investimento são os ganhos de escala, a diversificação de riscos ao se investir em vários produtos financeiros e a liquidez dos investimentos.