Ciclista

Por que usar meias de ciclismo ao pedalar?

A bicicleta é muito mais do que apenas um veículo fabricado para proporcionar lazer e passeios em família. Ela é muito útil para pessoas que precisam de um meio de locomoção para chegar até o serviço ou até a escola, por exemplo, além de ser uma forma de se locomover de forma rápida sem agredir o meio ambiente.

E outra atividade que está se tornando cada vez mais comum envolvendo as bikes, é o ciclismo. Este é um esporte que está ganhando cada vez mais espaço no mundo dos esportes, além da prática Mountain Bike, que vem fazendo cada vez mais sucesso no Brasil e ganhando muitos adeptos.

Independente da modalidade de ciclismo, seja o MTB, o triathlon ou o speed, existe uma coisa que todos os praticantes desses esportes têm em comum: todos eles sabem a importância do uso dos equipamentos corretos. 

E não estamos falando apenas dos bretelles, dos capacetes e dos tênis, mas também das meias de ciclismo, que inclusive são extremamente importantes para garantir a prática mais confortável e segura desse esporte. 

E para todos aqueles que desejam começar a praticar alguma das modalidades de ciclismo que existem, veja neste artigo o que são as meias de ciclismo e porque é tão importante fazer o uso deste equipamento na hora de pedalar. 

O que são meias de ciclismo?

As meias de ciclismo são completamente diferentes das meias normais, assunto que será tratado de forma mais aprofundada logo abaixo. Elas são confeccionadas a partir da mistura de vários materiais diferentes, a fim de proporcionar para o ciclismo um melhor movimento, maior segurança e também mais conforto na prática do esporte. 

Geralmente, os materiais utilizados em sua confecção são: elastano, poliéster, algodão e poliamida, sendo esse último o maior responsável pela boa absorção do suor que a meia apresenta.

As meias de compressão também podem ser utilizadas por ciclistas, já que por conta do elastano que compõe a maior parte da meia, elas auxiliam a circulação sanguínea, ajudando a prevenir lesões.

Qual a diferença de meias de ciclismo e meias normais?

A principal diferença das meias convencionais para as meias de ciclismo está justamente no material que compõe cada uma delas. As meias normais geralmente são feitas de algodão e poliéster, ou apenas algodão. Enquanto as meias de ciclismo, como foi observado, possuem vários materiais em sua composição, sendo o algodão o menos utilizado. 

O algodão e o poliéster presentes nas meias normais garantem que elas sejam confortáveis apenas para o uso diário, e não absorvem tanto a umidade quanto as meias de ciclismo, o que não é algo bom para quem pratica esse tipo de esporte. 

As meias feitas para ciclistas são desenhadas e produzidas para suportar horas de um movimento intenso e repetitivo, facilitando que os pés e a canela transpirem com maior facilidade. Elas também garantem boa absorção de suor, evitando que os pés fiquem úmidos por um longo período de tempo.

Por que usar meias de ciclismo ao pedalar?

Como você pôde observar, o uso das meias de ciclismo é extremamente importante para os adeptos deste esporte, e não devem ser deixadas de lado na hora da aquisição de todos os equipamentos e roupas ideais para ciclistas.

E se ainda restam algumas dúvidas em sua mente sobre a importância das meias de ciclismo para pedalar, veja agora quais são todos os benefícios que o uso dessa meia proporciona e veja por si mesmo porque é essencial usar esses tipos de meias. 

Proteção

O primeiro grande benefício que uma meia de ciclismo proporciona, é a proteção tanto da pele, quanto dos músculos. Ao praticar durante várias horas o mesmo movimento, as fibras musculares se movimentam muito, e a meia própria para ciclismo reduz o impacto nessas fibras, diminuindo as chances de possíveis câimbras e pequenas lesões locais.

Auxílio muscular

Uma outra grande vantagem, é que ela auxilia a musculatura local, permitindo que os movimentos sejam executados de forma mais ágil, mais correta e muito mais segura. Além de ajudar a proteger o tendão de Aquiles contra machucados.

Conforto

Graças ao ajuste anatômico que esse tipo de meia possui, elas proporcionam muito mais conforto ao ciclista, deixando-o muito mais a vontade e confortável para pedaladas que podem durar horas a fio.

Respiração dos pés

Por absorverem muito bem a umidade e auxiliarem na regulação da temperatura dos pés, as meias para ciclismo evitam o aparecimento de bolhas, fungos e outros tipos de problemas derivados do suor excessivo nos pés.

Circulação sanguínea

Essas meias também são muito eficazes no que diz respeito ao retorno venoso, pois elas auxiliam e melhoram a circulação sanguínea local, diminuindo a dor nos gémeos, reduzindo a fadiga do músculo e permitindo que o ciclista se recupere de forma muito mais rápida.

Desempenho

Por último, mas não menos importante, por deixarem o ciclista mais confortável e auxiliarem na musculatura, as meias de ciclismo ajudam a melhorar o desempenho do ciclista de forma significativa.

Relacionados

Toalha quente na barba

4 Dicas para lotar a agenda de barbearias

Para as pessoas que exercem seu ofício como barbeiro, a oportunidade de lotar a agenda de barbearias pode parecer difícil, quando analisada num primeiro momento. Porém, através de alguns passos simples, é possível você tornar seus serviços concorridos entre os clientes e manter a qualidade profissional. Por isso, se você ficou curioso sobre o tema, […]