Apostar em opções binárias? De preferência não! Abrir uma conta com um provedor de opções binárias desconhecido? Ainda menos ! Os investidores às vezes pensam que podem ganhar dinheiro facilmente com opções binárias.
Erradamente! Muitas plataformas de negociação de opções binárias online são usadas por criminosos que não apenas agem sem as aprovações necessárias, mas também desviam os fundos investidos. As opções binárias também são produtos financeiros extremamente arriscados, o investidor corre o risco de perder toda a sua participação.
O que são opções binárias?
Uma opção binária é um contrato entre duas partes: um comprador e um vendedor. O comprador especula sobre a alta ou queda no preço de um ativo subjacente. Este ativo subjacente pode ser uma ação, mas também um índice do mercado de ações, moeda, commodity, etc.
Uma pessoa investe uma quantia em dinheiro em uma opção binária, também chamada de opção “tudo ou nada”, ao apostar na evolução do preço de um determinado ativo, para cima ou para baixo, em poucos dias, horas ou minutos que se seguem.
Se sua previsão se concretizar, o investidor recebe seu dinheiro de volta e obtém um lucro. Caso contrário, ele perde toda sua aposta.
A comercialização de tal produto para consumidores (= não profissionais) é proibida na Bélgica. Em muitos casos, você não vê seu dinheiro novamente.
Opções binárias, um exemplo
Veja o exemplo de uma opção binária associada ao ouro, cujo preço é, por exemplo, US $ 1.140 por onça. O investidor espera uma alta e compra uma opção binária. A opção custa 100 euros e o emitente dela promete pagar 70 euros se o preço do ouro ultrapassar US $ 1.140 a onça uma hora depois.
Depois de uma hora, três situações são possíveis:
- O preço do ouro é inferior a US $ 1.140 por onça. A opção não paga nada e perde-se a aposta de 100 euros.
- O preço do ouro é de US $ 1.140 a onça. A opção não paga nada e, em princípio, a aposta de 100 euros permanece na conta de investimento.
- O preço do ouro está acima de US $ 1.140 por onça. A opção traz 70 euros para além da aposta de 100 euros.
Quais são os riscos das opções binárias para o investidor?
- O primeiro risco é o risco de fraude. Muitas plataformas de negociação de opções binárias são usadas por criminosos que não apenas agem sem as aprovações necessárias, mas também desviam os fundos investidos. Nestes casos, os investidores nunca recuperam os fundos.
- Se você investir em opções binárias, corre o risco de perder toda a sua aposta. O risco de perda é maior do que a chance de ganhar: os ganhos potenciais costumam ser limitados a 70% do valor investido. Por outro lado, você corre o risco de perder todo o valor investido.
- Um investidor geralmente não pode controlar se o movimento do preço entre o início e o final do período é calculado corretamente.
- O contrato entre o investidor e o fornecedor costuma ser muito desequilibrado ou até abusivo. Por causa disso, é difícil reivindicar o dinheiro que está na conta de investimento. Então você vê seu dinheiro, mas não pode tocá-lo!
Você pode encontrar mais informações sobre os riscos associados às opções binárias no site da Autoridade de Serviços e Mercados Financeiros , FSMA. A FSMA – frequentemente chamada de “autoridade de supervisão belga” – é responsável pela proteção dos consumidores financeiros e supervisiona, juntamente com o Banco Nacional da Bélgica, os mercados financeiros belgas.
Quem pode oferecer opções binárias?
Desde 18 de agosto de 2016, todas as empresas de investimento (aprovadas ou não) foram proibidas de oferecer ativamente opções binárias aos consumidores belgas.
Foi em agosto de 2016 que os regulamentos FSMA relativos à comercialização de determinados produtos derivados financeiros particularmente arriscados entraram em vigor. Este regulamento proíbe a comercialização na Bélgica de certos produtos derivados financeiros particularmente arriscados, como opções binárias.
Certas técnicas de venda agressivas ou inapropriadas usadas na comercialização de tais instrumentos financeiros derivativos de risco também são proibidas.