Saiba qual é a importância do engajamento entre líderes e equipe

Os líderes possuem um papel fundamental no engajamento dos colaboradores, pois suas ações influenciam o envolvimento e o comprometimento das equipes com as tarefas e o crescimento das organizações.

A maioria dos pedidos de demissões nas empresas ocorrem devido a conflitos com os chefes, por isso transformar quem está à frente das equipes é um passo fundamental, pois eles são os responsáveis pela motivação, engajamento e retenção de talentos.

Entre as vantagens de manter uma equipe engajada, podemos destacar:

  • Cultura de inovação;
  • Aumento da produtividade;
  • Aumento do retorno financeiro;
  • Melhora do clima organizacional;
  • Diminuição da taxa dos pedidos de demissão.

O papel da gestão de recursos humanos também é fundamental para esse processo, pois ajuda o colaborador a manter um vínculo psicológico com a empresa, ou seja, manter-se engajado para desenvolver suas tarefas.

Já o líder, precisa incentivar e reforçar esse vínculo fazendo com que a sua equipe mostre resultados e cumpra metas e objetivos, ações que são essenciais para o sucesso e a lucratividade da empresa.

A importância de manter os colaboradores engajados

O engajamento das equipes possui um alto valor para as empresas, isso porque equipes engajadas tendem a ser mais produtivas. Quando um colaborador está em um ambiente onde todos estão empolgados, fica muito mais fácil estar motivado também.

O engajamento é um tipo de vínculo que deve ser estabelecido entre a instituição, o colaborador e as suas atividades, construindo uma relação que impacta até mesmo o psicológico e o emocional dos colaboradores.

Até mesmo realizar um curso de gestão de pessoas ead pode ajudar os líderes a saberem como estimular a construção desse vínculo entre os seus liderados e a empresa, tornando o engajamento uma ação natural e comum dentro da equipe.

Ou seja, o engajamento é uma ação que proporciona mais cooperação, disposição, empenho, resiliência, motivação e vontade de desenvolver a si mesmo e a suas funções dentro da empresa da melhor forma possível.

O papel do líder no engajamento de uma equipe

Os líderes impactam diretamente no engajamento dos seus liderados de diferentes maneiras, principalmente por conta do employee experience (experiência do colaborador), que é a soma de todas as experiências de um colaborador dentro da empresa.

Quando um líder realiza um curso gestão de pessoas ead, fica muito mais fácil guiar a sua equipe por experiências que sejam potenciais para criar boas lembranças dentro da empresa, além prepará-lo para oferecer feedbacks construtivos.

Confira a seguir alguns dicas que ajudam um líder a engajar a sua equipe:

Ser líder ao invés de chefe

Um líder afeta positivamente o engajamento da sua equipe quando substitui a sua autoridade como figura de poder e influencia positivamente os seus colaboradores. Afinal, um colaborador se tornará mais engajado ao enxergar o valor das suas atividades.

Outro fator importante é saber o momento ideal de aplicar cada um dos tipos de liderança, por isso o líder precisa saber identificar em quais situações ele deve ser mais liberal, em qual ele deve ser mais autocrático ou democrático, de acordo com cada colaborador.

Atender as necessidades dos colaboradores

Os colaboradores enxergam o líder como um meio para satisfazer os seus desejos e atender às suas necessidades, por isso saber como reconhecer e recompensar sua equipe é fundamental para um líder.

Quando um líder promove a percepção de justiça dentro do ambiente de trabalho, isso também afeta o engajamento da equipe, pois o papel do líder está relacionado com a gestão financeira startup, mas também com o desenvolvimento de cultura justa.

Ou seja, as cobranças e os ganhos devem ser proporcionais às situações que ocorrem, e com isso espera-se que o vínculo entre o colaborador e o seu líder seja de confiança e lealdade.

Ter habilidades para o relacionamento interpessoal

Em muitos casos as pessoas costumam receber cargos de liderança em função dos seus méritos com tarefas do dia a dia, como o alcance de metas e o sucesso com números, mas não possuem habilidades de comunicação para gerir conflitos e desenvolver pessoas.

Entretanto, faz parte das tarefas de um líder desenvolver competências para isso, como realizar um curso de gestão de recursos humanos ead preço acessível para tornar mais eficaz suas ações para promover o engajamento da sua equipe.

Quanto mais qualificado um líder for, menos ele irá depender da sua posição de hierarquia para realizar a gestão da sua equipe e mantê-los engajados.

Promover os valores organizacionais

As atitudes de um líder devem condizer com os valores organizacionais da instituição em que ele atua, promovendo esse discurso para a sua equipe. Mas para que os colaboradores se identifiquem com essa cultura, é preciso que o seu líder esteja de acordo com ela.

Se a empresa preza por humanização, confiança e respeito, por exemplo, o líder precisa agir de acordo com esses princípios, porque do contrário, não haverá motivos para os colaboradores se comprometerem com esses princípios da empresa.

Como desenvolver líderes capazes de engajar os colaboradores

Um líder precisa estar em constante processo de evolução e aprendizado, seja fazendo um curso de gestão estratégica de marketing e vendas, ou participando de treinamento e palestras para fortalecer os seus pontos fortes e melhorar os seus pontos fracos.

Para identificar os pontos de melhoria de um líder, pode ser interessante realizar uma avaliação de desempenho, pois essa é uma ferramenta muito importante dentro do processo de gestão de pessoas.

Essa ferramenta é capaz de analisar e diagnosticar o comportamento de um colaborador, e a partir dos resultados dessa avaliação, desenvolver planos de desenvolvimento individuais para os líderes para que eles usem sua influência para desenvolver seus liderados.

Os planos para desenvolvimento individuais dos líderes podem conter as seguintes ações:

  • Realizar o alinhamento de objetivos;
  • Melhorar a sua comunicação para dar feedbacks;
  • Melhorar o relacionamento entre o líder e a sua equipe;
  • Ter disponibilidade para desenvolver novas habilidades.

De forma simples e direta, o papel do líder deve estar em conformidade com os propósitos da organização, e suas ações devem servir de vitrine para os colaboradores. Caso a equipe não esteja alinhada e em sintonia, será difícil desenvolver os profissionais.

Para evitar esse tipo de situação, é preciso que os líderes eliminem atitudes que possam prejudicar o engajamento da equipe, como:

  • Excesso de trabalho;
  • Atitudes inadequadas;
  • Injustiça e parcialidade;
  • Excesso de burocracias;
  • Criar barreiras desnecessárias;
  • Desrespeito, assédio e bullying.

Porém, por outro lado, os líderes também podem reforçar comportamentos que incentivam o engajamento da sua equipe, como:

  • Escutar os colaboradores;
  • Investir e incentivar a educação;
  • Avaliar o desempenho da equipe;
  • Receber feedbacks como oportunidades;
  • Reconhecer e celebrar as conquistas da equipe.

Quando o líder mostra que está engajado em promover melhorias e tornar o ambiente de trabalho um local leve e seguro para se trabalhar, ele incentiva os seus liderados a fazerem o mesmo, tornando suas atitudes exemplos a serem seguidos.

Até mesmo quando ele realiza um curso de administração financeira faculdade ele incentiva os seus colaboradores buscarem novas formas de desenvolverem suas habilidades e a buscarem por novos conhecimentos.

Dicas para o líder engajar os colaboradores

Que o engajamento da equipe é essencial para aumentar a produtividade da equipe já sabemos, mas além disso o engajamento também é importante para a segurança psicológica, clima organizacional, entrega de resultados e crescimento da empresa.

Contudo, para que um líder supere os desafios dessa jornada e construa times mais engajados, é possível seguir algumas dicas como:

  • Ser um líder engajado;
  • Incentivar a troca de feedbacks;
  • Selecionar bem as suas contratações;
  • Tornar o ambiente de trabalho estimulante;
  • Construir uma cultura de comprometimento;
  • Abrir espaço para os colaboradores crescerem.

Seja incentivando os profissionais a realizarem um curso tecnologo gestão financeira ead, ou oferecendo feedbacks produtivos, um líder deve sempre oferecer e incentivar o melhor dentro da empresa em que atua.

Apesar de parecer muito complexo construir toda essa relação, os benefícios de manter uma equipe engajada são muitos, desde melhorar os resultados de uma empresa, até melhorar as habilidades de liderança de um gestor, enriquecendo seu lado profissional.

Manter uma equipe engajada é um trabalho constante, que deve ser realizado todos os dias com o objetivo de formar novos líderes e capacitar todos os colaboradores da empresa cada vez. Essa ação levará a empresa e os seus profissionais até o sucesso.

Portanto, caso os líderes não estejam conseguindo engajar os seus colaboradores, é preciso procurar por meios de ajudar esse líder a desenvolver essa tarefa, seja participando de treinamentos, ou realizando cursos de qualificação profissional.