Maior, menor e dominante são os acordes / escalas de escolha no jazz. O objetivo é conhecer todas as escalas de todas as melodias do seu repertório. É mais fácil do que parece, então navegue no seu diretório e experimente. Aqui está um PDF dos contornos de escala mista no blues F.
Como melhorar o improviso na guitarra
Deve começar a parecer uma improvisação de jazz real agora. Jogue as mesas como “exercícios semi-improvisados”. Tome as decisões na hora e divirta-se! Experimente duas das minhas “dicas” favoritas de escala que permitirão que você ouça e toque apenas as notas que soam corretamente.
Você pode fazer isso em qualquer peça de jazz padrão. Melhore sua improvisação de guitarra usando as escalas que você construiu a partir de acordes diferentes e tente esta primeira rodada. 1 Cubra toda a pauta do braço usando a escala de acordes delimitada. Aumente e diminua suas escalas sem mudar de direção conforme o acorde muda.
Portanto, toque as escalas que sobem da nota mais baixa disponível na guitarra e depois desce novamente da nota mais alta.
Guitarra e improvisação: como começar?
Observe como a escala acima é muito mais horizontal do que a pilha de notas, e o acorde e a escala contêm exatamente as mesmas notas! Escolha uma melodia e aprenda exatamente uma escala para cada acorde. Toque as escalas para cima e para baixo ao longo da melodia “rubato” (sem tempo).
Cada acorde de jazz está associado a uma escala. Ao tentar tocar o acima, faça-o com dedilhados familiares. O objetivo por enquanto é ouvir o progresso e não desbloquear o stick inteiro.
Eu recomendo que você escolha uma nova melodia e estude os contornos da escala por si mesmo. Dê uma olhada em diferentes acordes de jazz e tente escolher escalas maiores, menores (dórica) ou mixolídia (7 dominante) apropriadas. Eu recomendo um padrão de jazz com formato de 32 compassos, como “Folhas de outono”, porque há mais escalas.
Escolha uma música de que goste e trabalhe nela por um tempo. Selecione as escalas de sua preferência e experimente alternativas. Escolha uma música de que goste e trabalhe nela por um tempo. Selecione as escalas de sua preferência e experimente alternativas. Escolha uma música de que goste e trabalhe nela por um tempo. Selecione as escalas de sua preferência e experimente alternativas.
Normalmente, você usará escalas que correspondem à tonalidade atual (decidida pelos acordes que as acompanham), mas alternar entre as escalas durante a execução é uma prática muito comum. Por uma questão de simplicidade, todos os exemplos que veremos nesta seção serão baseados no “C” – mas podem ser transpostos, é claro.
A escala maior é composta pelas notas brancas de um piano CC e dará um som brilhante e edificante à sua improvisação. Na maioria das vezes, ao tocar em tom maior, a escala maior correspondente deve ser usada para improvisação. A escala menor natural adiciona uma terça menor, uma sexta menor e uma sétima menor.
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Ao tocar em tom menor, você provavelmente vai querer usar a escala menor (uma de suas variações abaixo) da mesma tonalidade. A escala menor harmônica eleva a sétima menor da escala menor natural – e, portanto, pode, na maioria dos casos, ser usada alternadamente.
Desenvolva suas técnicas de improvisação na guitarra
Pratique tocar notas aleatórias em toda a escala. Isso o ajudará a aprender a escala completamente, o deixará mais flexível e lhe dará ainda mais liberdade para improvisar. As tríades são usadas para abrir seu jogo e impedir que você toque escalas diatônicas e pentatômicas. As tríades são acordes de 3 notas.
Você pode tocar uma tríade a partir da primeira nota / raiz (a tríade da posição fundamental), a segunda nota (a 1ª inversão) e a 3ª nota (a 2ª inversão). Existem 4 tipos de tríades: maior, menor, aumentada e diminuída. Uma tríade maior é formada pela 1ª, 3ª e 5ª notas da escala maior. Aprenda todas as tríades que você pode tocar em grande escala. Dó maior: tríade C major, tríade D min, tríade E min, tríade F major, tríade G major,
Tríade Amin e tríade B dim. Você pode usar todas essas tríades improvisando em uma escala Dó Maior, Lá Menor ou Lá Menor Pentatômica. Aprenda arpejos e incorpore-os à sua execução. Os arpejos são como tríades, eles são usados para abrir sua execução e criar mais cor e variedade em sua improvisação.
Uma tríade é na verdade um arpejo se for tocada nota por nota, de forma ascendente ou descendente. Embora uma tríade contenha apenas três notas, um arpejo pode ser estendido com b7, maj7, 9ª, 11ª, etc. o que lhe dá possibilidades infinitas. Um lick é uma série curta de notas que cria uma linha melódica legal que pode ser usada em sua improvisação. Aumente seu vocabulário.
Assim, você criará sua voz pessoal para a improvisação de jazz. Aprenda sobre as escalas maior, dórica e mixolídia se não tiver certeza de quais escalas usar. Confira este artigo intitulado “Jazz Balances: Three Most Used” e depois volte aqui para começar a improvisação de jazz.
Vamos adicionar alguns detalhes técnicos para abrir um pouco esse conceito. Os graus 1, 3, 5 e 7 são notas de acordes. Aprenda a tocar as escalas de cada um desses quatro sons de acordes diferentes.
Comece com o mais fácil, que seria a raiz. Em seguida, comece cada escada na terceira. Repita esta sequência com o quinto e o sétimo graus da escala consecutivamente.
Fique tão confortável abaixando a escala como você está aumentando. Esta escala simples abrirá novas possibilidades para a improvisação de jazz. Agora que você pode tocar os contornos da escala de acordes em uma melodia de blues e outro padrão de sua escolha, provavelmente começará a ouvir as mudanças de acorde com mais clareza em sua cabeça. Quanto mais você faz, mais fácil fica, porque sempre temos que fazer com o mesmo tipo de balança.