Cabelo platinado: saiba como tratar e evitar um corte químico

Quer descolorir os fios? Veja o que é essencial para mantê-los fortes, bonitos e saudáveis

O cabelo descolorido é o sonho de muita gente. Há décadas, o loiro platinadíssimo traz uma imagem forte, destemida e ousada. Mas além de exigir um bom fortalecimento capilar com regularidade, esse tipo de fio não pode passar por muitos procedimentos com frequência. Afinal, a remoção de pigmentos fragiliza o fio, que pode chegar até mesmo a sofrer um corte químico.

Quem deseja ter um cabelo platinado não precisa abrir mão dessa vontade! Ao contrário: com os cuidados certos, é possível ter fios claríssimos, saudáveis e cheios de personalidade. Veja o que será essencial na sua rotina.

Pré-tratamento

Antes de uma descoloração, o cabelo precisa estar saudável. Senão, as chances de corte químico são muito maiores. Portanto, independentemente da tonalidade do seu loiro platinado, ele precisa passar por um tratamento pré-descoloração.

Em casa, faça pelo menos quatro reconstruções antes de passar pelo procedimento. Para um cabelo virgem, por exemplo, uma vez ao mês já é suficiente, mas quem deseja acelerar o processo pode usar a máscara a cada 15 dias.

Quem tem costume de ir ao salão pode cauterizar o cabelo antes de passar pela descoloração. Apenas uma sessão já é suficiente.

Orçamento

É fundamental contar com um profissional para fazer a descoloração. O processo é agressivo e conta com muitas especificidades. Se o seu cabelo ficar por poucos minutos com a mistura clareadora, provavelmente o resultado será alaranjado; se permanecer por muito tempo, os fios vão emborrachar.

Outro detalhe importante é que, quanto mais escuro for o fio, mais tempo vai demorar para que ele fique platinado. Isso significa mais idas ao salão e, infelizmente, mais chances de que o cabelo passe por um corte químico. Portanto, não deixe de contar com um profissional de confiança nessas horas.

Produtos mais avançados

É preciso entender que, muitas vezes, o cabelo platinado vai necessitar de produtos mais profissionais. Afinal, a descoloração exige cuidados que um produto de mercado nem sempre conseguirá suprir. 

Se for comprar seus produtos na farmácia, prefira xampus e condicionadores voltados para cabelos tingidos e descoloridos. Caso a limpeza seja muito agressiva e a hidratação, insuficiente, invista em itens profissionais.

As máscaras não precisam ser voltadas para fios do tipo, já que o objetivo aqui é manter um cronograma capilar — o essencial é investir mais na reconstrução.

Reconstrução

A reconstrução não fica apenas antes de descolorir — ela será fundamental após o processo, já que o cabelo estará fragilizado. Geralmente, esse tratamento será feito no salão, mas, se por algum motivo ele não for incluído com a despigmentação dos fios, o cliente terá que fazer em casa.

Na hora de escolher a máscara de reconstrução, leve em conta a espessura do cabelo. Fios finos têm melhores resultados com produtos à base de proteína; já os mais grossos podem receber queratina, que vai trazer um resultado satisfatório sem tanto enrijecimento.

Hidratação e nutrição

Mesmo que a reconstrução seja muito importante, não abra mão das outras etapas do cronograma capilar. A hidratação repõe a água e os minerais nos cabelos secos, enquanto a nutrição repõe lipídios e outros nutrientes, deixando-os mais macios. É preferível abrir mão do condicionador e usar apenas as máscaras nas lavagens, alternando conforme a necessidade das madeixas.

Tonalidade

Um cabelo descolorido pode variar de cor de fundo. Um platinado frio, por exemplo, é mais prateado ou perolado, enquanto o quente é mais dourado. A melhor escolha é aquela que combina com o subtom de pele e, claro, com o gosto da pessoa.

O interessante é que, quando a de fundo é fria, ela influencia nos cuidados. Nesse caso, o xampu roxo é essencial. Ele ajuda a manter a cor bonita e a evitar o amarelado. O uso, no entanto, varia conforme a quantidade de vezes: quem lava quatro vezes por semana deve usá-lo duas vezes; de duas a três vezes na semana, uma vez. Não há necessidade de matizadores.