Benefícios de aprender inglês na infância

Entenda porque é mais fácil aprender uma nova língua ainda durante a infância

Você já colocou seu filho em uma escola de inglês? Se você acha que ainda é cedo para sua criança se preocupar com isso, saiba que quanto antes, melhor!

Isso porque o cérebro da criança é focado no aprendizado, o que torna o processo mais rápido e o desenvolvimento cada vez melhor. Entenda mais sobre esse assunto e conheça 5 benefícios de aprender inglês ainda na infância! 

Importância de aprender novas línguas, para crianças e adultos

Com a globalização, o conhecimento em línguas além do idioma nativo é considerado, atualmente, algo imprescindível. É motivo de destaque não apenas na vida profissional, mas também na vida pessoal, abrindo portas para novos conhecimentos e possibilidades. 

Imagine, então, ter o contato com outros idiomas desde criança. Isso torna a relação com essa língua muito mais íntima e, praticamente, natural. 

Por isso, a infância é considerada o melhor momento para ter contato com outros idiomas e culturas, pois o cérebro tem maior propensão de aprendizagem e consegue criar relações neurais muito mais rápido. 

No caso dos adultos, aprender novas línguas também é totalmente possível, porém, é preciso um esforço maior, já que o cérebro já conta com sua “língua mãe” bem estruturada. 

Mesmo assim, aprender um novo idioma pode estimular o cérebro e melhorar diversos outros aspectos, como memória, criatividade e concentração. Ou seja, todos se beneficiam. 

5 benefícios de aprender inglês ainda na infância

A infância é um período em que se aprende tudo sobre a vida, e o cérebro, durante esse tempo, funciona exclusivamente para isso. Esse é um dos benefícios de ensinar inglês para crianças. Acompanhe outros!

  1. Facilidade no aprendizado

Como citado, o cérebro da criança tem como função principal aprender. Por isso, cria conexões neurais muito mais rápido, armazena melhor as informações, faz conexões mais assertivas, entre outros pontos que um cérebro jovem é capaz. 

Assim, ensinar algo novo na infância é muito mais fácil e proveitoso do que depois de mais velho, quando o cérebro já conta com outras preocupações e já tem a língua materna muito bem estabelecida como forma de comunicação. 

  1. Facilidade na pronúncia

Outro ponto muito positivo de ensinar inglês na infância é que as crianças ainda estão aprendendo a falar, tanto em português quanto em inglês. Por isso, para elas, a dificuldade de aprender como se fala algo em qualquer uma das línguas é a mesma. 

Com isso, a pronúncia também se estabelece de maneira muito mais fácil, pois o cérebro não tem a referência na língua materna tão bem estabelecida. Assim, as crianças conseguem aprender a pronúncia como algo totalmente novo, sem comparativos. 

  1. Ajuda na alfabetização da língua materna 

Um ponto relacionado com isso é que o estudo de outro idioma durante a infância também contribui com a alfabetização na língua materna. Isso porque o cérebro está armazenando as duas informações, criando relações muito mais claras entre os idiomas. 

O resultado disso são crianças que aprenderam ao mesmo tempo duas línguas e, com isso, têm seu cérebro “moldado” para entender os dois idiomas, como se fossem apenas um. No futuro, isso fará toda a diferença. 

  1. Ajuda no desenvolvimento do cérebro, de maneira geral

Tudo o que aprendemos é um novo estímulo para o cérebro. Por isso, crianças incentivadas a estudar e aprender coisas novas desde cedo conseguem desenvolver o cérebro de maneira muito mais ampla. 

E isso não vale apenas para conhecimentos formais, mas também para capacidades de comunicação, habilidades sociais, criatividade, memória, concentração e muito mais. Um cérebro estimulado desde cedo faz toda a diferença na vida adulta. 

  1. Treinos acontecem naturalmente

As crianças não têm medo de falar errado ou de serem julgadas. Com isso, conseguem treinar o novo idioma de maneira muito mais aberta e sincera, como uma conversa que acontece naturalmente. 

A partir disso, treinam a pronúncia e a construção de frases de forma muito mais completa, fazendo com que a outra criança a entenda de fato. Isso é bastante interessante, pois as crianças vão aprendendo, aos poucos, como melhorar cada vez mais no inglês.