Como montar um belo arranjo de mesa para uma data especial?

Dicas para quem quer deixar a casa com um cara diferente ou encantar convidados em festas

Famosa em qualquer lugar do mundo, a mesa posta é uma das formas mais fáceis de encantar convidados em ocasiões especiais, dentro e fora de casa. Usar aquele aparelho de jantar herdado de família, velas e outros adornos são apenas algumas das inúmeras opções de decorar a mesa conforme o seu gosto, deixando qualquer momento ainda mais exclusivo.

Na hora de decorar o móvel, muitas pessoas recorrem aos tradicionais arranjos, que podem ser compostos por elementos naturais, como flores, ou ainda com materiais bem diferentes, deixando a mesa com uma estética bem contemporânea.

Quer saber como montar um arranjo de mesa para ocasiões especiais? Separamos algumas dicas que vão soltar a sua criatividade e que você pode testar sem sair de casa. Confira a seguir.

O que são os arranjos de mesa

Não é preciso já ter ido em um restaurante sofisticado para saber que a decoração de uma mesa influencia até mesmo no sabor da comida. Os arranjos de mesa tem a função básica de deixar o ambiente com um visual único, que pode ser aconchegante, elegante, divertido ou até mesmo fúnebre. 

Os arranjos de mesa mais comuns são compostos de flores e outras vegetações, que podem ser naturais ou artificiais. Existem profissionais dedicados apenas à confecção desses arranjos, criando objetos de decoração que dão vontade de serem levados para casa.

Como usar arranjos de mesa em ocasiões especiais

Você não precisa esperar um casamento ou uma festa em família para utilizar arranjos de mesa na sua casa, por mais que eles remetam diretamente à estas ocasiões. Hoje em dia é bem fácil encontrar arranjos de mesa já prontos em lojas de decoração, artigos para casa e floriculturas, mas você também pode fazer por conta própria com materiais que você já tem.

Que tal surpreender a pessoa amada com um café na cama, que venha com um arranjo de mesa para deixar o momento ainda mais especial? Veja algumas dicas de como preparar um para cada ocasião.

Arranjo de mesa para jantares 

Jantares de família, almoços em locais sofisticados e eventos como casamentos pedem arranjos de mesa mais elaborados. É comum que os arranjos sigam um padrão de cores e elementos conforme a ocasião. Por exemplo, no Natal, as flores costumam ser vermelhas, com detalhes dourados e verdes.

Em casamentos, tons de bege, rosados, dourado e branco são mais comuns. A dica para acertar em um arranjo de mesa para jantares é não bloquear a visão de quem está na mesa. Posicione os arranjos em locais estratégicos, levando em conta o tamanho da mesa e a quantidade de objetos que estarão nela durante o uso.

Arranjos de mesa rústicos

Eles estão super em alta, e possuem a vantagem de serem montados em casa com objetos já existentes. Galhos de árvores, folhas secas, flores em tons amarelados ou de formatos exóticos. Tudo vale na hora de montar arranjos de mesa com uma estética mais rústica. 

É possível deixar a mesa do churrasco com a família mais bonita e especial, apenas adicionando alguns arranjos, que podem acompanhar guardanapos, pratos, taças e outras peças como talheres e até mesmo tecidos da mesa.

Arranjos de mesa criativos

Nem sempre você quer optar pela decoração tradicional para um determinado evento. Em geral, os arranjos de mesa são distribuídos em cima ou ao lado das mesas, criando a ambientação desejada. Mas que tal montar um círculo com mesas e posicionar um arranjo bem criativo no centro? 

É um conceito que pode ser explorado de acordo com sua criatividade, podendo ser aplicado no quintal da sua casa, evento da empresa ou até em reuniões familiares como casamentos, aniversários, batizados, entre outros.

Relacionados