Você sabe qual é o momento certo para lavar o edredom? Confira algumas dicas!

Peças mais pesadas precisam de alguns cuidados para serem higienizadas em casa. Saiba quando compensa usar os serviços de uma lavanderia

Qual foi a última vez que você higienizou o seu edredom? Nem se lembra? Pois esse pode ser um sinal de que é hora de fazer isso. Lavar essa peça só quando a sujeira já está aparente não é uma boa ideia, pois a falta de limpeza correta pode prejudicar a sua saúde e a própria conservação de um edredom de qualidade.

O tempo recomendado para lavagem do edredom depende do seu uso e também das condições do ambiente — se ele fica exposto a muita poeira ou animais de estimação, por exemplo, a frequência deve ser maior. Em geral, você deve fazer isso a cada três meses de uso ou, pelo menos, a cada troca de estação.

Se o edredom está há muito tempo guardado também é uma ótima ideia lavá-lo antes de voltar a utilizar, porque ele pode ter acumulado microrganismos causadores de alergias durante o período em que ficou sem uso. E nada melhor do que dormir com um edredom cheirosinho também, não é mesmo?

Como estamos falando de uma peça que costuma ser grande e pesada, lavar à mão pode não ser uma tarefa fácil. Por isso, o jeito mais simples de fazer essa limpeza é usando uma máquina de lavar. No entanto, para não danificar seu edredom ou sua lavadoura, alguns cuidados precisam ser tomados antes, durante e depois.

Confira a etiqueta

Antes de mais nada, é importante verificar a etiqueta do seu edredom, na parte que contém instruções de lavagem. Alguns tecidos devem ser lavados à seco, ou seja, você vai precisar procurar uma lavanderia especializada para não estragar a peça.

As etiquetas ainda podem contar outras especificações, como a temperatura máxima da água que você pode utilizar e os produtos que são recomendados. Em muitas peças, o uso de alvejantes e até amaciantes não é uma boa ideia. A etiqueta vai te contar isso.

Verifique a capacidade da máquina

Como estamos falando de uma peça pesada, é fundamental que a sua máquina suporte essa capacidade. Em hipótese alguma você deve ultrapassar o peso sugerido pelo fabricante, o que pode danificar a lavadora e o próprio edredom. Se a sua máquina não suportar o peso da peça, procure uma lavanderia.

De modo geral, lavadoras com capacidade de 10 ou 11 quilos suportam apenas edredons pequenos, como aqueles mais finos ou de solteiro. Os edredons de casal ou para camas king ou queen size devem ser lavados em máquinas com indicação para 15 quilos ou mais. 

Coloque do jeito certo

Até o jeito de posicionar o edredom dentro da máquina faz diferença. A dica é colocar cuidadosamente a peça, desdobrada, seguindo o formato do tambor, distribuindo igualmente o peso. Caso contrário, o edredom pode embolar e não fica igualmente limpo ou, até mesmo, acabar danificando a máquina.

Use sabão líquido

Para evitar manchas e resíduos entre as fibras do seu edredom, o mais recomendado é usar um lava-roupas líquido. Se só tiver sabão em pó, a dica é diluí-lo antes de jogar na máquina e não usar o dispenser (jogue diretamente no cesto quando estiver cheio de água).

Cheque se pode usar amaciante

Usar amaciante para deixar o edredom cheiroso é uma boa ideia, mas lembre-se de verificar na etiqueta se você pode fazer isso. Algumas fibras podem ser danificadas com esse produto e a etiqueta vai te contar isso. Caso possa, a dica é colocar o produto diluído diretamente na água da máquina, na hora certa para isso.

Seque bem

Se você tem uma secadora, é uma boa ideia utilizar o equipamento para deixar o edredom bem seco. Nesse caso, lembre-se de verificar a etiqueta para ver se pode e também a capacidade da secadora, que pode ser diferente daquela da função lavar em equipamentos lava-e-seca.

Caso vá secar ao ar livre, a dica é estender a peça em um local arejado e que suporte o seu peso (alguns varais podem desabar com o peso de um edredom molhado). Atenção com o sol: muitos modelos, em especial os estampados ou de cores escuras, podem estragar com a exposição. Prefira secar na sombra.

O importante antes de guardar é se certificar de que a peça está completamente seca, inclusive internamente. Caso contrário, a umidade pode favorecer a proliferação de microrganismos ou fazer com que o seu edredom fique com mau cheiro.