Aprenda a escolher o melhor acabamento para cada resultado, variando ou não as cores
Tanto os homens quanto as mulheres estão cada vez mais preocupados em manter as unhas sempre bem feitinhas e limpas, o que é um ótimo cuidado de higiene. Pegar a maleta de esmaltes e escolher tanto uma base como uma cor cheia de estilo é uma ótima forma de complementar o visual.
As opções de cores são inúmeras e você pode escolher uma diferente a cada semana, dependendo dos eventos que vai frequentar e também do seu humor e estado de espírito. Mas, além do tom, também é necessário escolher o tipo de acabamento esmalte, e é aí que muita gente ainda se confunde.
As categorias não querem dizer que um esmalte é melhor que o outro. A qualidade costuma estar mais relacionada à marca, ao preço e ainda ao gosto pessoal de cada pessoa. O que as classificações dizem é o que você pode esperar do resultado daquele produto.
A seguir, você vai entender o que quer dizer cada categoria. Aí é só escolher o efeito que você deseja e usar esse conhecimento a favor da sua beleza. O bom é que quando alguém elogiar as suas unhas, você ainda vai poder bancar a especialista na explicação.
Esmalte cremoso
Esses são os tipos mais populares, porque têm uma boa cobertura (o que quer dizer que você não vai precisar passar várias mãos para chegar a cor desejada) e um acabamento brilhante, mas sem extravagâncias. Ou seja, básico, mas bonito.
Esmalte fosco
O esmalte fosco é menos comum, mas o efeito que promete é justamente o de não ter brilho. Esse efeito é mais comum em cores fortes, como o preto ou o azul escuro. Fica perfeito para quem quer causar com uma unha “filha única”, diferente das demais.
Não costuma ser fácil encontrar uma grande diversidade de cores com esse acabamento porque a maioria das pessoas prefere o efeito brilhoso e as marcas investem mais nele. A boa notícia é que existem finalizadores que dão esse efeito e eles podem ser aplicados em cima de qualquer cor.
Esmalte cintilante
Ao contrário do fosco, esse esmalte tem um brilho a mais. Também conhecido como perolado e disponível como finalizador, ele serve para destacar a cor e pode, inclusive, ser aplicado em cima de um cremoso para ressaltá-lo.
O brilho extra é bem-vindo para unhas marcantes, mas também pode dar um efeito super delicado, tudo depende da cor e dos acabamentos. A francesinha, por exemplo, costuma ser feita com um cintilante.
Quem gosta muito de brilho ou quer se destacar para uma ocasião especial pode também combinar um cintilante com um esmalte de glitter ou metálico, opções que vamos detalhar abaixo.
Esmalte metálico
O efeito do tom metálico está descrito no nome. Essa é uma opção mais ousada, que fica perfeita para festas e ocasiões nas quais você quer chegar chegando, mas com muita elegância.
As cores mais comuns nesse tom são prata, dourado e tons acobreados, mas algumas marcas têm mais opções como rosa ou verde. Também existem finalizadores que dão esse acabamento na cor que você quiser. Se você é fã do efeito, vale carregar um na bolsa porque nem toda manicure vai ter.
Esmalte com glitter
Esses esmaltes fazem sucesso com as crianças e adolescentes, mas não há nenhuma regra que proíba os adultos que gostam de muito brilho de optarem por esse acabamento. Ele, inclusive, é ótimo para ressaltar unhas alongadas e para fazer detalhes em quem gosta de desenhos como decoração.
Esmalte neon
Inspirados nos anos 1990, esses esmaltes coloridos têm cores fortes e que costumam brilhar até no escuro. Eles são perfeitos para quem não tem medo de ousar e estão em alta. Mas também podem ser combinados com outros acabamentos, até mesmo com os foscos, criando misturas cheias de personalidade.
Esmalte Jelly
Esse acabamento, também chamado de translúcido, tem uma cobertura menor, mas isso é proposital para criar o seu famoso efeito gel. Você pode passar várias camadas de uma cor só ou misturar com outras, criando um efeito diferente.