Como a massagem pode auxiliar na depressão e ansiedade?

Como a massagem pode auxiliar na depressão e ansiedade?

Com a grande quantidade de depressivos e ansiosos em todo o mundo, não é à toa que muitos recorrem à massagem. Ainda mais se elas possuem comprovação científica.

As massagens são usadas há séculos não só para tratar problemas mais simples, mas para resolver situações crônicas. 

A depressão é um dos grandes males que assolam a sociedade moderna, só no Brasil são mais de 5% da população com essa doença.

Por isso as massagens são buscadas e você pode ser um desses profissionais na área buscando cursos online.

Através desse conteúdo você verá mais informações a respeito do grande auxílio que a massagem fornece.

 

Como a massagem pode auxiliar na depressão e ansiedade?

A depressão é hoje no Brasil a segunda maior causa de incapacidade, tendo mais de 11 milhões de pessoas com esse problema que vem se agravando cada vez mais em todo o mundo.

Com relação a ansiedade ela vem causando muitos problemas, como o de gastrite, tensão muscular, preocupação excessiva e tantos outros problemas decorrentes.

Diante dessa situação complicada a massagem surge como uma das buscas por pessoas que sofrem desses problemas tão comuns.

Veja nos próximos tópicos como a massagem ajuda pessoas com ansiedade e depressão.

 

A importância da massagem

A quantidade de pessoas que buscam massagem no Brasil pelo menos uma vez por ano chega a casa dos 30 milhões. Isso mostra como estão procurando  essa preciosa alternativa para os diversos tipos de problemas.

Os efeitos da massagem são diversos, como a de relaxamento, melhora da mente,  contribui para a circulação sanguínea e tantos outros problemas.

A massagem possui um efeito tão benéfico para o organismo que na maioria das vezes ela se assemelha ao efeito de medicamentos e possui efeitos duradouros tanto quanto as drogas usadas.

As técnicas de massagem podem ser aplicadas em qualquer pessoa desde que ela não tenha uma restrição especial do médico.

Outro ponto importante dos benefícios que a massagem possui é a mudança de mente que as pessoas têm ao realizar uma cessão, dessa maneira é mudada a visão que o indivíduo tem de si mesmo em relação ao mundo em que vive.

 

Efeitos da massagem na redução da depressão e da ansiedade

A depressão é causada por vários fatores que vão se desencadeando e resultando em problemas que serão variados de acordo com cada situação e pessoa. Uma das coisa que acontece é algumas mudanças químicas no cérebro.

A massagem tem um efeito excelente por ajudar a diminuir a taxa de cortisol que o organismo produz quando a pessoa está com ansiedade e depressão.

Com a diminuição do cortisol provocado pelo índice de estresse alto, a massagem ajuda a tranquilizar e fornecer grande relaxamento.

Como o nível de neurotransmissores são melhorados pela massagem, ela aumenta o humor devido a melhorar a quantidade de dopamina serotonina.

Veja só que detalhe importante, se você estiver com depressão a sua carga de serotonina está em queda e por isso os quadros de depressão são complicados em alguns casos, mas isso pode ser resolvido.

 

Massagens com óleos

As massagens são boas e quando são usadas sem óleo, mas com eles os efeitos são muito melhores, porque além da parte física a parte olfativa será ativada pele aroma produzindo grande sensação.

Os aromas dos óleos possuem um efeito relaxante tremendo, diminuindo a carga de estresse e ansiedade. Por isso massagem com bergamota ajuda a dar uma tranquilidade e ainda deixa o local com grande suavidade.

Você pode fazer essa massagem nos lugares mais bem indicados como os ombros, costas e têmporas.

Então uma pessoa com depressão mudará o foco de seus problemas para a massagem e o aroma sentido, isso a longo prazo pode mudar muita coisa na vida de uma pessoa.

 

Massagem em pontos de reflexo

Esse tipo de massagem se chama reflexologia, ela consiste em estímulos em pontos estratégicos no corpo que ajudam a diminuir o estresse e ansiedade.

As massagens são feitas em pontos específicos do corpo, onde a dor e cansaço são aliviados, isso acontece porque o equilíbrio energético da região é normalizado.

Os sintomas da depressão e o estresse são aliviados porque as massagens são em locais do corpo que ajudam na eliminação de substâncias que devem ser tiradas pelo organismo.

Quando substâncias como toxinas são eliminadas do organismo, o estresse diminui e a ansiedade também. Isso é um processo natural do corpo, mas quando damos uma ajuda para ele é exatamente para que ele ative mais ainda as suas funções.

Então o resultado final será a redução da tensão além das limpeza do corpo.

 

Quick massage para o alívio da depressão e ansiedade

Umas das maneiras mais simples que você pode obter massagem é exatamente esse estilo aqui. Ele é feito por várias empresas e ajuda muito a diminuir os níveis de estresse e ansiedade.

Esse tipo de massagem não leva muito tempo para ser feita e por isso ela é mais simples. Você pode fazer ela sentado em uma cadeira, sem o uso de gel ou óleos essenciais, os movimentos são feitos de acordo com as técnicas feitas no oriente.

Esse tipo de massagem feito no ambiente de trabalho ajuda muito funcionários a ter um dia melhor e não levar carga de estresse para casa e também ter mais problemas no ambientes da empresa.

Uma coisa boa é que para fazer esse tipo de massagem a pessoa não precisa ficar sem as roupas de baixo. Dessa maneira o que deve ser feito movimentos em lugar específico.

Então o que deve ser feito é massagem em locais que mais é usado no trabalho como ombros, braços e antebraços, mãos e dorso e por aí em diante. 

 

Últimas Considerações

Para se ter uma boa saúde é necessário uma massagem, ainda mais se ela ajuda a tratar inúmeras doenças  como a depressão e problemas de ansiedade.

A busca por massagem está aumentando para ajudar em problemas como estresse e depressão que estão sendo uma preocupação muito grande.

Então todas as técnicas que ajudam a diminuir esse mal será muito bom para as empresas e para todo o sistema de trabalho e saúde.

Você notou como está sendo necessário pessoas que trabalham nesta área, então invista em um curso de massoterapia.

Gostou do nosso conteúdo? Qualquer dúvida estou aqui para responder.

Relacionados