4 Exercícios para melhorar a memória e a concentração

Já pensou em trabalhar melhor sua mente e praticar alguns exercícios para melhorar a memória e a concentração? Nós temos algumas opções!

É bem possível que diante de rotinas cansativas, e até mesmo, afinal, estressantes, com trabalho, estudos, casa e família, tenhamos falhas na memória. Isso é comum, pois temos cada vez menos tempo dedicados a coisas que nos fazem realmente bem. Acabamos por não dedicar mais atenção a algumas atividades, ou pelo menos, não tanto tempo como deveríamos ou gostaríamos de dedicar. 

Diante de uma rotina em que somos sempre levados a realizar atividades, a resolver problemas, vemos nossos dias passarem muito rápido. O tempo nos é cada vez mais escasso. Isso também gera problemas com a concentração. 

O cansaço da rotina pode nos levar a atividades com maior nível de estresse, sono, alterações de humor, onde todas resultam em comprometimento na concentração. Agora, como realizamos exercícios para melhorar a memória e a concentração?

Detalhes curiosos sobre a memória

Sempre existiram associações e estudos sobre a memória, mas apenas no século XX foi quando conseguiram encontrar evidências, com apoio da neurociência, para o mapeamento das atividades cerebrais com relação a esse tema, muito além de exercícios para melhorar a memória e a concentração.

A memória é ativada em diferentes partes de nosso cérebro, cada uma responsável por uma conexão, seja ela para um estímulo, para compreender algo, para gerar uma reação ou resposta a determinada situação que passamos, etc.

Dentro disso, também podemos elencar as memórias em curto prazo e longo prazo. As de curto prazo são de capacidade menor de armazenamento e ficam pouco tempo em nossos cérebros.

Já a memória de longo prazo se caracteriza, portanto, pela maior capacidade na retenção dessas ideias e situações. Ela é explícita quando utilizamos ela conscientemente, ou implícita quando utilizamos associações mais automáticas, como o caminho para o trabalho, andar de bicicleta, entre outros.

4 exercícios para você praticar e melhorar sua memória e concentração

Para você poder ativar e melhorar sua memória e concentração, tudo passa por uma conscientização. Primeiramente, identifique suas atividades rotineiras e veja coisas que pode mudar.

Passe a aplicar pausas diárias, entre suas atividades, seja para tomar um café e conversar, ou para tomar uma água e um ar puro, podem ser extremamente valiosos para reciclar pensamentos e pausar um ritmo intenso na rotina.

Adicionalmente, aliás, pode-se também realizar alguns exercícios para melhorar a memória e a concentração. Vamos a eles:

  • fator sono – aqui é um fator primordial, pois devemos sempre nos atentar a quantidade de horas de sono que possuímos por dia. O ideal é termos, ao menos, 7 horas dedicadas para isso, pois será a base para suas atividades do dia seguinte e ter a energia que o seu corpo e seu cérebro precisam;
  • exercícios físicos e alimentação – outra prática extremamente importante para melhorar também fatores de memória e concentração diários, passa pela rotina de exercícios físicos e de alimentação.

Proponha para si realizar exercícios diários por uma hora, por exemplo. Pode ser uma caminhada, uma corrida, exercícios físicos ao ar livre ou em academia. O mais importante é manter-se ativo e em movimento! Alie a isso uma rotina de alimentação balanceada, sem pular refeições e equilibrando sempre os pratos, para que não hajam exageros.

  • leitura e desconexão – faça uma limpeza diária, criando momentos de relaxamento e leitura. Com isso, à noite, por exemplo, também passe a não despender tanto de seu tempo em dispositivos de tecnologia e redes sociais.
  • passatempos e hobbies – coloque também em um papel o que gosta ou gostaria de fazer em tempos livres. Alguma atividade que te possa motivar e gerar também uma desconexão com a rotina e as responsabilidades diárias, tanto em casa como no trabalho.

Conclusão

Conforme expomos no artigo, portanto, a atenção à memória e a concentração deve ser um tema essencial em nossas vidas.

Desse fator, entretanto, gera uma série de fatores, que podem ser tanto positivos quanto negativos em nossa rotina, bem como para nossa saúde a médio e longo prazo.

Com isso, passa a ser preponderante que passemos por uma reflexão sobre o que fazemos, como fazemos e como isso acarreta em problemas. A partir disso, enfim, você conseguirá notar o que pode ser o centro das atenções ao realizar os exercícios para melhorar a memória e a concentração, de modo a obter melhores resultados.

Esperamos que, com as ideias que mostramos, antes de tudo, você possa colocar em prática as que te forem mais convenientes e prazerosas. Dessa forma, ao realizar exercícios para melhorar a memória e a concentração, não só terá benefícios para a saúde e suas atividades, como também terá motivação para seguir realizando-as.