Melhore o marketing da sua empresa, veja o desempenho da sua conta e crie anúncios com o Instagram for Business
O Brasil é o 2° país mais ativo no Instagram, perdendo apenas para os Estados Unidos. Dados da Opinion Box apontam que 59% dos usuários brasileiros já compraram algum produto ou serviço que descobriram nessa rede social, em 2021. Junte essas duas informações e você já tem um bom motivo para investir no seu Instagram profissional.
O próprio Instagram reconhece seu poder de influência comercial, por isso, disponibiliza ferramentas direcionadas para contas profissionais, as Business Tools. As contas comerciais permitem avaliar resultados e apresentam métricas importantes para o crescimento da empresa.
Como ter uma conta comercial no Instagram?
Para trocar sua conta pessoal para uma conta profissional siga esses passos:
- Acesse o Menu no canto superior direito;
- Vá até às Configurações;
- Clique em Conta;
- Selecione a opção Mudar para conta comercial no final da página.
Com a conta comercial em mãos, você já pode usufruir das Business Tools.
Perfil
A primeira diferença da conta comercial está na edição do perfil. Além das opções “Nome”, “Nome do Usuário”, “Site” e “Bio”, comuns à conta pessoal, a versão Business permite adicionar uma categoria comercial, opções de contato e botões de ação.
Botões de ação
Também conhecidos como call to action, os botões de ação incentivam o visitante do perfil a realizar uma ação, como: “Pedir uma refeição”, “Agendar agora” e “Reservar”.
Para adicionar um botão no seu perfil, clique em “Editar Perfil” e escolha a opção desejada e o serviço online associado à ação.
Por exemplo: um restaurante pode adicionar o botão “Pedir uma Refeição” e direcionar quem aperta no botão para o iFood.
Métricas
A função Insights do Instagram for Business serve para apresentar os detalhes que vão além das curtidas, comentários e salvamentos. Dessa forma, é possível analisar o alcance, o engajamento e a relação com os seguidores do perfil.
Alcance
O alcance se refere ao número de pessoas que acessaram seu conteúdo, seja de forma natural (tráfego orgânico) ou por anúncios. Analisando o alcance, você consegue perceber qual conteúdo tem chamado mais atenção das pessoas.
Engajamento
A métrica de engajamento já mostra se as pessoas que estão acessando seu conteúdo estão interagindo com ele – respondendo stories, compartilhando e curtindo publicações, entre outros. Um bom engajamento quer dizer que o público está interessado e quer ver mais conteúdos como aquele.
Seguidores
Também é importante analisar quem são seus seguidores: gênero, faixa etária e localizações. Conhecendo o comportamento dos seus seguidores, você poderá direcionar seu conteúdo a eles.
Resposta Salva
A opção de “Resposta Salva” é muito útil para quem faz algum atendimento pelo direct do Instagram. Com ela, você prepara uma mensagem padrão, que será enviada automaticamente quando um cliente entrar em contato e usar uma palavra-chave – “olá” e “bom dia”, entre outros.
Essa ferramenta está em Configurações > Empresas.
Perguntas Frequentes
Usando o recurso “Perguntas Frequentes”, você pode selecionar questões que costumam fazer com frequência e deixar as respostas prontas. Assim, na hora que o cliente entrar em contato, terá como ver a resposta de uma pergunta sem você estar online. A opção fica logo abaixo de Resposta Salva.
Loja
Se seu foco é vender produtos, é possível direcionar quem visita seu perfil à loja online ou cadastrar o catálogo no próprio Instagram. No segundo caso, a pessoa pode realizar a compra sem nem sair da plataforma.
Ferramentas para Anúncios
Só é possível criar anúncios e ter mais curtidas no Instagram com a conta comercial. Stories, fotos e vídeos podem ser anunciados para serem mostrados para pessoas que não te seguem.
Todas essas ferramentas são gratuitas, com exceção dos anúncios. Logo, é uma ótima forma de promover suas redes sociais e crescer sua empresa.