Limpeza da Caixa d’Água e Calha

Limpeza da Caixa d’Água e Calha

Limpeza da Caixa d’Água e Calha | É fato que todas as pessoas tenham cuidados em manter sua casa ou seu ambiente de trabalho limpos. Mesas, gavetas, poeira, tudo é retirado com panos, vassouras espanadores. Mas… Você se preocupa com os lugares menos aparentes, como a caixa d’água e calhas?

Pois é bom ter atenção, afinal são dois pontos fundamentais para manter a edificação intacta, a higiene do lugar e podem inclusive virar foco de doenças.Vamos ver, a seguir quais são os procedimentos que serviços de limpeza profissionais realizam em calhas e em caixas d’água.

Limpeza da Caixa d’Água e Calha Limpas por Empresas de Limpeza 

Se há algo que deva sempre ser verificado em um local, é a caixa d’água. Verificar se está bem limpa, se não é época de tirar toda a água e limpá-la, se a vedação é perfeita, entre outros cuidados de saúde.

Em relação à vedação, por exemplo, se não estiver feita corretamente, pode favorecer a entrada de mosquitos causadores da dengue, e outros, que virão trazendo perigosas enfermidades aos moradores da região. 

Procedimento de Empresas de Limpeza em Caixas d’Água

Passo 1 – A caixa será esvaziada e o registro interno, localizado no imóvel, deve ser fechado. A boia medidora deve ser amarrada para cima e as torneiras totalmente abertas para retirar o excesso.

Apenas uma pequena quantidade deve permanecer, para auxiliar no procedimento; 

Passo 2 – Colocar um pano, ou uma esponja bem na saída da caixa d’água, a fim de não permitir que, com a escovação dela, as impurezas possam ir para os canos. Não usar detergentes ou alvejantes na parte interna do receptáculo, para a limpeza;

Passo 3 – o registro é reaberto e a boia, liberada. O enchimento de água deve ser parcial. Novo processo de escovação de paredes e fundo. Ao concluir retirar a obstrução da saída.

Despejar água sanitária – em uma proporção de 1 litro desse líquido, para 1.000 de água – e deixar em descanso por duas horas;

Passo 4 – Após o intervalo, as torneiras serão reabertas, a solução sairá por elas e limpará os próprios canos por dentro. Vale anotar quando foi feita a limpeza, para guardar o registro. 

Para caixas d’água maiores, as empresas responsáveis por limpeza profissional utilizam até mesmo equipamentos de lava-jato para eliminar sujidades. 

Empresa de limpeza e a higiene de calhas

Embora discretas, as calhas também devem ser vistoriadas de tempos em tempos, uma vez que, quando entopem, fornecem criadouro para mosquitos e o que é pior: ao ar livre. 

Procedimentos de empresa de limpeza para calhas

Passo 1 – Retirar todos os detritos depositados na calha, como galhos, folhas, plástico entre outros. Terra e areia deverão ser recolhidas com escova e pá;

Passo 2 – Lavagem de calhas e dutos com um equipamento de lavagem de alta pressão, para retirar tudo o que estiver mais incrustado. 

Opinião de especialista!

Segundo a especialista em limpeza de estruturas complexas,realizadas em altura como limpeza de caixa d’água,   Maria Letizia a limpeza deve ser periódica, “devendo acontecer em média a cada seis meses, porém situações específicas merecem atenção. Segundo ela, é preciso muita atenção ao realizar tal procedimento, e que vale apena também investir na limpeza e manutenção de telhados, já que são eles que protegem a caixa d’água.

Em regiões com muito vento e chuva, a limpeza e a manutenção vão precisar ter um intervalo de tempo menor”.

Para limpar as calhas é necessário pensar inicialmente que os procedimentos devem ser realizados com segurança, assim, luvas são imprescindíveis, pois pode haver materiais cortantes, os sapatos devem ser fechados e com solado antiderrapante,  A escada preferencialmente ter calços de borracha para evitar que deslize e se deve ter cuidados com os cabos de eletricidade. E preferencialmente, deve-se fazer a manutenção em dias ensolarados” sugere Maria Letizia, e complementa:

“Quando se tratar de residências altas ou prédios faz-se interessante deixar a limpeza sob responsabilidade de empresas especializadas.”

Por fim, deve-se anotar o dia em que a manutenção aconteceu para provisionar a próxima”, conclui a especialista.      

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

doze − 4 =

Relacionados