Como é o funcionamento de um bom antivírus

Como é o Funcionamento de um Bom Antivírus?

Como é o funcionamento de um bom antivírus? O software antivírus moderno é um enorme passo em frente para a comunidade de segurança, e tem desempenhado um enorme papel para impedir a propagação de malware nos últimos anos.

Mas mesmo que os vírus continuem a se espalhar pelo mundo, diferentes linhagens infectando diferentes sistemas de computador, e mesmo usando técnicas diferentes, todo software antivírus dedicado ainda é importante. Portanto, para entender como os antivírus funcionam, e como nos protegemos contra o malware, elaboramos este guia.

Qual é o objetivo de um software antivírus?

O software antivírus é projetado para garantir que você nunca seja infectado por software malicioso, e há muitas pessoas que pensam que o software antivírus é desnecessário e, em alguns casos, uma perda de tempo.

Mas ainda há pessoas lá fora que estão muito embaraçadas para instalar um software antivírus em seu computador, ou que tiveram uma má experiência com ele no passado. Seja qual for o motivo, há uma boa chance de você conhecer alguém que usa um software antivírus, ou de ter encontrado acidentalmente um software antivírus em seu computador sem mesmo se dar conta.

Outra razão pela qual as pessoas tendem a optar por um pacote de software antivírus comercial é o enorme número de programas que elas provavelmente encontrarão online alegando ser software antivírus. Pelo lado bom, você pode estar bastante confiante de que se você pagar dinheiro por um produto não vai acabar sendo roubado, e provavelmente não vai ter que sair e experimentar muitas versões diferentes.

Infelizmente, a má notícia é que há um grande número de pessoas lá fora que tentam enganar as pessoas para que elas paguem por programas inúteis. O software antivírus não é uma exceção a isto, e há muitos enganadores espertos por aí que não fazem muito para que seus programas falsos pareçam confiáveis.

Por exemplo, um dos mais convincentes pacotes de software antivírus falsos foi criado por um grupo que se autodenomina MalwareKeeper. Eles estão anunciando seu produto como um produto de segurança que automaticamente o protege contra todos os tipos de ameaças e vírus, e até mesmo vem com uma série de utilitários anti-vírus gratuitos.

Estes utilitários antivírus gratuitos são supostamente uma parte vital do pacote, e o grupo MalwareKeeper afirma que eles evitarão que seu computador seja infectado por um vírus, mas uma olhada mais de perto nestas ferramentas de segurança gratuitas mostra que eles são, na verdade, peças incrivelmente básicas de software que foram previamente lançadas como freeware pelo MalwareKeeper.

Não há garantia de que você nunca será infectado por malware, então é importante ter algum tipo de software antivírus em seu computador. Portanto, continue lendo para saber o que é e o que faz, e como ajuda a proteger seu computador contra ataques.

O que é um software antivírus?

Uma definição útil de um antivírus é um aplicativo projetado para detectar e destruir ameaças ao seu computador, tais como vírus e spyware. Todos os softwares antivírus modernos virão com um par de utilitários antivírus diferentes, cada um com sua finalidade específica, que são projetados tanto para detectar como para limpar qualquer problema que possa ter sido causado pelo malware que tenha sido identificado pelo pacote principal de software antivírus.

Quando um computador é infectado por malware, ele pode ter uma série de efeitos diferentes, incluindo retardar o computador, corromper arquivos e fazer com que seu computador não responda. Quando isso acontece, seu computador trava e precisa ser reinicializado.

O software antivírus muitas vezes será capaz de identificar o tipo de malware que foi instalado, e tentará removê-lo automaticamente. Você não precisa necessariamente fazer nada para que isto aconteça, e em alguns casos você nem mesmo terá que lançar um aplicativo antivírus para que seu computador volte a funcionar.

E mesmo que você pense que escapou da detecção, ainda há outras maneiras de seu computador ser infectado. Além de ter o software instalado, a maioria dos computadores virá com adware pré-instalado e outras formas de software potencialmente prejudicial, portanto, é uma boa idéia certificar-se de limpar regularmente o histórico de seu computador na Internet e impedir que seu computador baixe automaticamente aplicativos de fora de seu controle.

Como é o funcionamento de um bom antivírus?

Se você chegou e ainda está na dúvida sobre como é o funcionamento de um bom antivírus, é provável que você tenha se interessado no método real que seu software antivírus usa para ajudar a proteger seu computador contra-ataques, então vamos dar uma olhada mais de perto no que ele faz.

A maneira mais básica que o software antivírus funciona é verificando seu computador em busca de malware. Quando um computador é examinado, o software antivírus verificará os tipos de malware que provavelmente serão encontrados em seu computador, e então tentará remover qualquer uma das ameaças específicas que encontrar.

Alguns vírus são capazes de se espalhar sem serem detectados pelo software antivírus, portanto, quando você estiver executando uma varredura, a melhor coisa a fazer é apenas deixar a varredura funcionar sem fazer nada para pará-la, mas para computadores que você não confia em si mesmo para deixar seu computador funcionar sozinho, você pode dar ao seu computador uma dose de malware real em vez disso.

Você também pode usar software antivírus para alertá-lo sobre tipos específicos de ameaças, tais como malware que é encontrado em páginas da web que você visita, ou programas que se instalaram como atalhos para diferentes páginas da web em sua área de trabalho.

Mesmo que seu computador não tenha malware, você ainda pode querer executar uma verificação antivírus de qualquer forma, porque o malware que você pode pegar é apenas uma pequena parte da ameaça que pode estar atacando seu computador.

Uma das ameaças mais comumente relatadas aos usuários de computador é o vírus ‘Flashback’, que apareceu nos últimos dois anos.

Em teoria, o vírus era capaz de infectar computadores automaticamente, mas uma série de atualizações de segurança foram liberadas, o que significava que o Flashback se tornou menos eficaz.

Mesmo assim, você ainda pode querer executar uma verificação antivírus mesmo que você tenha o vírus, porque se você tiver uma vulnerabilidade em seu computador que seu software antivírus não tenha detectado, seu computador ainda pode estar em risco, então você pode ser capaz de tornar mais difícil a propagação do vírus.

Quanto custam as opções de software antivírus?

Existem diversas opções de software antivírus disponíveis, e você geralmente poderá comprar um pacote que inclui algumas das principais ferramentas e tem uma taxa de detecção de vírus de 100%.

Você também poderá obter um pacote que inclui uma verificação de vírus gratuita, mas para obtê-lo você terá que concordar em deixar a empresa usar seu endereço de e-mail para lhe enviar atualizações regulares sobre seus sistemas de segurança.

Isto é particularmente provável que seja um problema para as empresas, pois os funcionários podem rapidamente tomar conhecimento de quais atualizações de segurança estão disponíveis e quais atualizações estão sendo empurradas para os computadores dos clientes.

Para contornar isto, você poderia executar uma verificação de vírus muito rápida em qualquer computador que tenha conectado à rede de sua empresa. Isto pode não alertá-lo sobre um vírus que seu software antivírus não tenha detectado, mas ainda economizará muito tempo e muito dinheiro, e você poderá obter o mesmo nível de segurança sem a ajuda da empresa.

Quais são os benefícios do software antivírus?

Antes de decidir sobre qual software antivírus escolher, é importante lembrar que o software antivírus é projetado para proteger seu computador, não para impedi-lo de fazer nada on-line.

Embora você possa não querer que seu computador permita que outras pessoas façam login, ou que alguém lhe envie um e-mail, ou que abra anexos em e-mails que você realmente não conhece o remetente, você não precisa realmente de um programa antivírus para proteger seu computador de programas maliciosos que outra pessoa está tentando enviar ao seu computador.

Em vez disso, a maioria dos benefícios que você recebe de um software antivírus é na forma de proteção extra contra software com o qual você realmente não precisa se preocupar, e ele também o alertará sobre programas com os quais ele acha que você deve se preocupar.

Alguns softwares antivírus também permitem que você remova um programa ou elementos de programa de seu computador sem usar programas desinstalados ou outros softwares.

Em alguns casos isto é útil, como quando você quer executar um determinado programa e não quer que ele apareça na bandeja do sistema, mas em outras situações, é apenas uma forma de fazer com que o computador pareça que ele foi limpo.

Gostou do nosso conteúdo sobre como é o funcionamento de um bom antivírus? Deixe seu comentário e não deixe de acompanhar os últimos artigos sobre tecnologia.

Relacionados

tipos de plástico transparente

4 tipos de plástico transparente e suas usabilidades

O plástico transparente ou plástico cristal transparente vem se tornando uma alternativa eficaz de substituição ao vidro. Isso porque, trata-se de um material seguro e de alta qualidade. Pode ser encontrado de diversas formas no mercado, respeitando as peculiaridades de diferentes usabilidades. Além disso, pode ser identificado em diferentes nomenclaturas, tais como:  PETG, Poliestireno (PS), […]